Conheça Os Transtornos Alimentares

Por Izaara Alvarenga | 10/08/2008 | Saúde

CONHEÇA OS TRANSTORNOS ALIMENTARES

Atualmente, o tema Transtornos Alimentares tem sido muito debatido. Afinal, hoje eles já são tidos como uma epidemia que assola sociedades industrializadas e desenvolvidas, acometendo principalmente adolescentes e adultos jovens.
Pode-se denominar de “epidemia de culto ao corpo”, ou seja, obsessão pelo corpo perfeito. Tais transtornos possuem várias formas de manifestação, sendo os mais tradicionais e conhecidos: anorexia, bulimia e vigorexia.
Os portadores destas patologias distorcem a auto-imagem corporal, chegando ao ponto, por exemplo, de sentirem-se gordos mesmo estando magérrimos. Conclusão de tudo isto: deterioração física e mental. Ela tem início com sintomas leves, mas pode agravar-se, chegando até à morte.

A HISTÓRIA EXPLICA TUDO...

Foi a partir de 1925 que os padrões de beleza feminina sofreram uma grande mudança. Desapareceram totalmente os espartilhos e a mulher começou a mostrar seu corpo de outra maneira, o que ocorreu de forma contínua e progressiva. Isto fez com que a mulher estivesse mais preocupada com sua estética corporal, passando a ser objeto de observação e críticas sociais.
O papel da mulher, a partir dos anos 60, passa a ser mais analisado em relação à moda e à mudança social. Afinal ela incorporou-se ao mercado de trabalho. Com isso, a ausência de uma pessoa que se responsabilizasse pelos horários familiares de comida (papel tradicionalmente atribuído à mulher) e o desaparecimento do hábito de comer em família, ficaram de lado.
O alimentar-se mal, associado à cultura da magreza, foram definitivos para o desencadeamento e debates sobre os Transtornos Alimentares. Os padrões de beleza atuais e a rejeição social à obesidade fazem com que as pessoas sintam um impulso incontrolável de estarem magras.

* ANOREXIA: distúrbio psiquiátrico caracterizado pela redução drástica da ingestão de alimentos.
* BULIMIA: pessoas que após a ingestão de uma quantidade absurda de alimentos, provocam o vômito, para evitar o ganho de peso, além de tomarem laxantes, diuréticos e fazerem exercícios físicos extenuantes.
* VIGOREXIA: preocupação excessiva em ter o corpo forte a todo custo.
Enquanto os anoréxicos nunca acham-se suficientemente magros, os Vigoréxicos nunca acham-se suficientemente musculosos.
O papel dos pais é de extrema importância. Eles devem observar e conversar com seus filhos. Muitas vezes a carência e a busca por aceitação têm início no próprio lar.
Que ao olhar-se no espelho, você possa ver saúde e assim aceitar-se como é, uma pessoa com características próprias. Goste-se primeiro e verá que as pessoas gostam de você, em conseqüência.


Izaara Alvarenga
Nutricionista