Conflito nas Organizações

Por Marcio de Medeiros | 12/07/2016 | Adm

       Sabemos que os conflitos são reais, existem desde os tempos mais remotos, temos conflitos pessoais, interpessoais, intergrupais, conflitos conjugais, conflitos organizacionais, conflitos religiosos, etc. De certa forma os conflitos são necessários, pois, os mesmos nos levam a uma reflexão, sobre nós mesmos, sobre outra parte envolvida no conflito, sobre o mundo e sobre como faremos para solucioná-lo.

       Diante da existência do conflito, devemos tomar uma atitude firme, coerente, pacífica e inteligente para buscarmos formas e estratégias para a solução dos conflitos.Os conflitos  surgem, e devem ser solucionados pelo gestor organizacional, ou por quem é de direito.Não podemos ignora-lo, não podemos  em hipótese alguma, deixar os conflitos progredirem criando uma atmosfera desagradável e poluindo o ambiente com palavras e acões fora da ética. O conflito tem uma origem e certamente, provocará os seus efeitos. Muitas vezes os efeitos são de uma destruição sem precedentes.

       Refere-se aqui aos conflitos armados e desarmados, os conflitos sem armas, os conflitos com palavras, atitudes, por palavras escritas e por situações conflituosas, inimizades, etc. Devemos analisar e  identificar a origem do conflito, bem como as consequências que o mesmo vai causar à curto, médio e longo prazo. Deve-se portanto, implementar soluções remediadoras para imediatamente tentar minimizar ou extinguir por completo os conflitos. Os mesmos representam uma ameaça em potencial à uma organização, família, sociedade ou indivíduo!.

             Quando existe uma situação conflituosa, deve-se buscar meios de não agravar mais ainda. Deve-se fazer constantes reuniões, estudos, análises do perfil das partes envolvidas, as questões que foram objetos de conflitos, para depois ter-se uma tomada de decisão. Pode-se concluir que os conflitos sempre existiram, existem e sempre existirão. Podemos gerá-los, as vezes, até de forma inconciente e devemos solucioná-los da forma mais rápida e eficaz possível.

            As vezes damos a nossa contribuição negativa, damos origem a um conflito sem saber, devemos ter cautela e agir sabiamente analisando o que pensamos, o que falamos e o que praticamos. Devemos aprender com as situações em que os conflitos estão inseridos e tirar lições importantes para as nossas vidas!. Aprenda com os conflitos e solucione-os por completo!.