Conflito entre Gerações

Por Ana Souza | 09/02/2016 | Sociedade

O século 21 e seus 4 contextos

A palavra geração pode ser entendida como um espaço de tempo que separa um grau de filiação, uma etapa da descendência natural que é seguida por outra.

A nossa sociedade vive em um constante conflito entre gerações. Pais e filhos se deparam com o desafio de entender o contexto em que cada um vive ou viveu.

Antigamente uma geração era dividida em 25 anos, porém, com o desenvolvimento da tecnologia cada vez mais rápido, essa divisão passou a ser medida de 10 em 10 anos.

Desde a geração dos Baby Boomers até a geração Z, muitas coisas mudaram tanto na vida das pessoas em sociedade, quanto em suas vidas como indivíduos.

Não apenas a tecnologia, mas as ideologias e outros fatores culturais se desenvolveram ao longo do tempo. Mas afinal, como esse conflito tem afetado a nossa sociedade?

Tanto os adultos das gerações X e Y, quanto os idosos da geração Baby Boomer tiveram que se adaptar aos avanços feitos durante o século 21. O mercado de trabalho hoje em dia exige certa fluência em relação ao manuseio de eletrônicos, conhecimento de outras línguas e estar conectado com o mundo.

Apesar de a geração Z estar cada vez mais adiantada tecnologicamente, as iniciativas de liderança e o senso crítico não se desenvolveram tanto quanto nas gerações anteriores, que pelo contexto em que viviam, tiveram a necessidade de desenvolver essas habilidades.

Mesmo que a nova geração retenha grande conhecimento e habilidade para lidar com o mundo e as situações que vivemos nos dias de hoje, as anteriores também cumpriram seus papéis em suas devidas épocas, também contribuindo para o mundo que vemos hoje.

Podemos concluir que as gerações vem e vão, trazendo consigo ensinamentos e capacitando as pessoas a pensarem por si mesmas e desenvolverem seus pontos de vista.

Cada um de nós deve aproveitar o melhor e oferecer o melhor das nossas gerações ao resto do mundo e às gerações posteriores.