Confiança E Resposanbilidade
Por Valdir Carvalho | 27/06/2008 | ReligiãoCONFIANÇA e RESPONSABILIDADE
-.* Jeremias 17:5Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!
-.* Jeremias 29:13Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
-.* Lucas 12:34porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
-.*Efésios 3:17e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor.
-.* Colossenses 3:15Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
-.* Habacuque 2:4O soberbo não pensa assim! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.
-.* Salmos 62:8Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.
-.* Colossenses 3:16Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
Nossa vivência natural nos leva a entender um mundo que nos diz: Tudo é relativo ao meio. Eu diria: Tudo é relativo ao que desenvolvemos como verdade.
Que verdade nós cremos quando não mais caminhamosconforme os naturais comuns?
Cremos na verdadeDIVINA, CELESTE e REVELADA, donde brotam frutos. Frutos da FÉ. Frutos das obras. Porque entendemosque não somos mais simples mortais. Passamos a confiar nas promessas, pois cremos que a fédesperta algo da sobrenaturalidade de Deus,nascida no coração dosFilhos de Deus, daqueles que passam a tê-Lo não somente por Deus, mas que O reconhecem comoSenhor Deus.
Algo difere dos outros seres, após isto; dos que O recebem: Passam a CRER de uma forma diferente, e O procuram ouvir de forma inversa à razão humana, onde se entende que o coração é enganoso, que o juízo próprio é perigoso, e que o confiar tão somente no homem semelhante, poderá nos levar à ser considerados: malditos (Jr. 17.5).
A fé que recebemos quando O aceitamos, nos leva a crer, a confiar, a obedecer, tão somente pelo "ouvir" do temor a Deus e que possa causar perda das coisas já adquiridas, e ao dever de entender que possa ser considerado transgressor de mim mesmo, por não levar em conta o que já tenha alcançado.
A fé como qualidade do fruto do Espírito, é algo primordial,do qual o crente adquire da parte de Deus, pois ela difere da fé natural que todo ser humano tem. A fé natural, caso seja entendida assim, nada mais é do que saber que se confia em alguém e em alguma coisa. Não é a fé que causa recompensa e que não vem de nós para nós mesmo, mas éalgo que advêm de alguém que está em algum lugar, e que somente O visualizamospela própria fé. Então este tipo de fé não é mais é somente pela lógica da constatação de atos ou fatos, é algo que nascefora da razão das coisas, é algo sentido pela emoção que brota do coração, testificado na consciência dantesamortecida pelo pecado e regenerada pelo Único que pode proporcionar tais feitos, Jesus Cristo, aquele que nos dá e que nos faz submetermos à sua vontade.
Os homens, tem fé natural, causada pelos hábitos da conduta e são coisas previsíveis. A fé sobrenatural, causa frutos de arrependimento onde o homem natural alcançado pela graça de Deus, reconhece o seu erro, e deixa os seus caminhostortuosos. Esta é a capacidade que Deus propicia aos que O recebem como Senhor. É o vinculo da unidade em Cristo queprocuramos entender. Querendo daí em diante, estar agradando ao Senhor, procurando crescer na SANTIFICAÇÃO.
É a "fé ativa" que se tem ouvido, é a fé de resultado. Fé que todo cidadão, agora não indivíduo, passa a procurar ter domínio em si, preocupado com o corpo no qual atua sua religiosidade, fazendo crescer a sua espiritualidade racional e motivacional. Buscando sempre participar das coisas que a razão desconhece. Esta fé não nasce do próprio indivíduo, mas é dom de Deus ao indivíduo, do qual advêm para a nossa salvação,
exercitadas pela crença nas doutrinas apregoadas, das quais acatamos para que produzam mudanças, numa agregação de novos valores, num constante aprendizado.
O homem remido, ainda novo na jornada, não se apercebe que as doutrinas e disciplinas são para o crescimento espiritual, falta-lhe ainda o descortinar às coisas além do que se vêem; pois estas só se mostram pela ação do Espírito Santo, que sendo Santo, impulsiona o novo santo a caminhar em retidão de vida e obedecer novos conceitos e ter nova conduta, tanto dentro, como fora da igreja, ouvindo sempre no seu íntimo: Sede Santo, como o teu Senhor é Santo!
O homem regenerado buscará a fidelidade Daquele que nos diz: Que Ele não é filho de homem para que minta e que as suas PalavrasSÃO FIÉIS.
Só entenderemos sua fidelidade se O tivermos como Senhor fiel, pois confiar é aceitar que Deus é leal para conosco, desde quenossujeitemos em submissão ao seu senhorio.
Aceitamos que a Palavra é a Vontade de Deus manifesta por Letras Sagradas à toda a humanidade, contida na Bíblia Sagrada e que nela está o Poder manifesto a todos os que Lhe buscam. Ter Deus como Deus,a maioria O tem, a diferença está em saber que Ele é Nosso Senhor. Desejar o céu por ser céu, que nos afastará das coisas erradas deste mundo, é algo, que todos querem, agora ter Deus pelo que Ele É, é algo que só percebe quem rasga o coração para as coisas espirituais e deixa cair as escamas do engano, dado a ação do pecado que toda a humanidadefoi alcançada.
Deus não se submete aos caprichos do homem. Os homensdeveriam se submeter à vontade de Deus, e ter o exato conhecimento que tudo quanto foi escrito, foi escrito para o seu próprio bem. É pela fé, pela crença, pelo reconhecimento, mas principalmente pelo querer individual de cada um. Por isso a liberdade de cada um. Deus nomeou seu Filho de Rei, como Salvador, pois Governo, deu autoridade como Libertador, e, é o único governo que neste tempo não impõe nada, deixando tudoa cargo de cada cidadão vivente, mas num futuro tão próximo como tem-se por certo o cumprimento das escrituras, fará cumprir o que estáescrito em Salmos 96:13na presença do SENHOR, porque vem, vem julgar a terra, e julgará o mundo com justiça e os povos, consoante a sua fidelidade.
Poderemos nos folgar em nossas vaidades, mas se chegar aquele dia e não formos encontrados prontos, de nada adiantou termos reconhecidoa um DEUS. Porque Ele sempre nos chamou para sermos servos, mas os homens só O quiseram por Deus.
A Boa-Venturança ainda está sendo anunciada, o céu está sendo proclamado. Seu consolo é oferecido gratuitamente. Aquele que O recebe deve procurarpacientemente e com toda CONFIANÇA aguardá-Lo, poissua Promessa é Fiel e digna de toda aceitação. Mas uma coisa, precisamos ter em mente: NECESSÁRIOQUE PASSEMOS PELO "CEPILHO" NA AÇÃO DA SUA PALAVRA E NOS REVISTAMOS DO NOVO, suportando tudo com confiança, não porque já alcançamos algo, mas porque esperamos nossa recompensa.
E nossa recompensa será assim:Eis que o SENHOR Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa. Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente(Isaias 40.11)
Mas para que isto ocorra e sejamos incluídos é necessário: Atos 17.303l:Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Jeremias 17:7 e 8Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.
Guardemos o que tenhamos alcançado, para que ninguém tome a nossa coroa!
Valdir Carvalho – 25.6.2008 – Cascavel- Pr