Condutas nas queixas mais frequentes durante a gravidez
Por Hélida Nogueira Nobre | 22/11/2011 | Educação1 INTRODUÇÃO
A gravidez modifica as funções do organismo materno de uma maneira global constitui um período do ciclo de vida, que na maioria das vezes poderia transcorrer sem desvios da saúde, Envolvendo uma necessidade adaptativa caracterizada por complexas transformações fisiológicas, emocionais, interpessoais e sócio-demográficas, isso demanda atenção de caráter multidisciplinar de saúde. A atuação do enfermeiro nos programas de pré-natal implica em um preparo clínico especializado para identificação de problemas reais e potenciais da gestante, família e comunidade.
A habilidade de raciocínio e julgamento clínico do enfermeiro para diagnosticar as respostas humanas a problemas de saúde e processos de vida reais ou potenciais consiste no Diagnóstico de enfermagem. Para um entendimento mais profundo deste assunto realizou-se estudo bibliográfico para subsidiar a compreensão sobre o tema abordado que foi previamente definido.
Tendo como objetivo geral reconhecer a sintomatologia das queixas mais freqüentes nas gestantes e Obter uma visão ampla sobre essas queixas, e objetivos específicos Conhecer a fisiologia da gravidez; Identificar os sinais e sintomas que surgem na gravidez; Diferenciar os sinais e sintomas comuns da gravidez de patologias.
Portanto, do presente ensaio surgiu à necessidade de obter maior compreensão sobre o tema, que se trata de um estudo qualitativo, buscando um conhecimento mais aprofundado. Justifica-se esse trabalho pela necessidade de conhecer, reconhecer, identificar e diferenciar as queixas mais freqüentes durante a gravidez.