Comunicação e Educação

Por Andrea Rosa da Silveira | 04/07/2011 | Sociedade

Comunicação e Educação

ANDREA ROSA DA SILVEIRA

A mídia tem um papel fundamental na produção do indivíduo, no entanto, ela também propicia informação englobando a aprendizagem, no bom e no mal sentido, para a sociedade.
Os meios de comunicação de massa, os mass media, enquanto formadores de opinião, deveriam estar mais atentos aos reais interesses das pessoas, como por exemplo a educação, conscientização para questões da saúde pública, enfim, a construção da cidadania.
Concordo com McLuhan, já denominado louco e sonhador, o criador da idéia de "aldeia global" a quase 30 anos atrás, num tempo que não era de internet como hoje, parecia ficção, baseado em suas teorias sobre a comunicação e estudos midiológicos, afirmava que "em nossas cidades, a maior parte da aprendizagem ocorre fora da sala de aula. A quantidade de informações transmitidas pela imprensa excede, de longe, a quantidade de informações transmitidas pela instrução e textos escolares", explica McLuhan, em seu livro Revolução na Comunicação.
Estes fatos que dão "ibope" (na concepção geral dos veículos de comunicação) como violência, apelo sexual e consumismo exacerbado só contribuem para a dominação de classes e os interesses das elites.
Já que a aprendizagem ocorre em sua maioria através dos mass media, onde está o significado de produção da informação pela mídia e os valores da educação no Brasil ?