Comunicação E Autoconhecimento

Por Marcos Paulo Peitl | 02/07/2008 | Crescimento

"Conhece teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem batalhas a travar; cem vezes será vitorioso. (Sun Tzu, Arte da Guerra)".

Conhecer as pessoas e os ambientes que vamos enfrentar é importante, mas conhecer a nós mesmos é o mais importante. Para ser um grande orador e conquistar pessoas é necessário o autoconhecimento.

Na primeira vez que falei em público, usando um microfone, percebi que conhecia bem a situação e as pessoas que estavam lá para ouvir, mas não me conhecia como deveria.Ao ouvir a minha voz através das caixas de som me assustei. Aquela voz não poderia ser a minha, foi uma sensação estranha que prejudicou minha apresentação. Você já passou por isso ao ouvir sua voz em uma gravação ou ao falar no microfone?Isso é falta de autoconhecimento como orador, mas nada de outro mundo que não possa ser trabalhado.

O desconhecimento do "eu - orador" não se aplica apenas ao uso do microfone, mas a toda apresentação.Que orador você pensa que é? E que orador você é realmente?Está na hora de rever seus conceitos e se conhecer melhor.Talvez você seja muito melhor do que imagina, ou talvez muito pior. Fique calmo, geralmente ocorre a primeira hipótese.

Para conquistar pessoas, dominar completamente o público e se tornar um grande orador é preciso conhecer seus limites, suas capacidades, seus pontos fortes e fracos, sua voz, seu conhecimento sobre o assunto, sua postura, seus gestos, suas expressões, seu vocabulário e até mesmo seu olhar e seu sorriso. Assim saberá exatamente aonde poderá ir e o momento de parar. Saberá como fazer e o porquê de cada movimento em sua apresentação.

A sugestão é que gravar sua voz e ouvir até se acostumar com ela. Se alguém puder filmar suas apresentações será ainda melhor. Assim você poderá observar cada um dos detalhes de suas aulas ou discursos e conhecerá o orador que você é de fato. Caso não disponha desses recursos, fale para o espelho para se observar.Querendo conhecer sua voz, aproxime-se de uma parede, ou mesmo do espelho, e com as mãos em forma de concha atrás das orelhas, comece a falar. O som irá reverberar na parede e você poderá escutar sua voz como as pessoas a escutam.

Com essas dicas você irá se conhecer melhor como orador. Mas lembre-se, conhecer a si mesmo é uma tarefa longa e árdua. Ninguém irá desenvolver o autoconhecimento da noite para o dia, e nem irá se descobrir completamente só se ouvindo e filmando. Cada dia é um aprendizado.

Busque o autoconhecimento, busque o sucesso!