Computação nas Nuvens

Por Danilo Roberto Maggian | 26/05/2013 | Tecnologia

Computação nas nuvens é uma tendência recente de tecnologia onde o objetivo é proporcionar aos seus usuários serviços de tecnologia da Informação. Computação em nuvens pretende ser global e prover serviços para as massas que vão desde o usuário final que arquiva seus documentos pessoais na internet até as empresas que terceirizam toda sua infraestrutura de TI para outras empresas especializadas nesse assunto.

 Hoje Plataformas e Software estão sendo disponibilizados por ambientes de Computação nas nuvens, com isso conseguimos uma melhora e agilidade na entrega das demandas. Muitas empresas já utilizam esse recurso de computação nas nuvens para distribuir seus sistemas e Software aos seus usuários com um ganho notável em tempo.

 A computação nas nuvens veio para ficar, acreditamos que em poucos anos mais de 50% das empresas se renderam a esse serviço importando para dentro de suas estruturas tecnológicas. O que impede talvez essa aquisição rápida é o alto custo investido para aquisição da tecnologia, esses valores impactam muito em empresas de pequeno porte.

 Com as aplicações nas nuvens podemos ter uma opção de armazenamento de arquivos e documentos maiores, pois deixarão de consumir espaço em nossos discos locais, possibilitando um maior guardo de informações ainda mais nos dias de hoje com a grande quantidade de informações trafegando via web. Além disso, conseguimos acessar nossos arquivos de qualquer lugar, evitando o carregamento de equipamentos portáteis, como notebook, pen drive, cd, entre outros meios de armazenamentos que no futuro serão substituídos por esse sistema nas nuvens.

 A computação nas nuvens acaba surgindo da necessidade de construir infra de TI complexa, onde os usuários precisam realizar instalações, configurações e atualizações de sistemas e software. No fim, os recursos de computação e Hardware estão propensos a ficarem absoletos em um curto espaço de tempo.

 A busca em facilidade e agilidade hoje está grande devido à quantidade de informações girando a todo o momento em nossa volta, essas facilidades proporcionam execuções de serviços em menos tempo, por isso a grande agitação no mercado em volta da Computação nas nuvens.