Comprometimento - Competência requerida desde a porta de entrada

Por Sonia Barduchi | 11/10/2010 | Psicologia

Nos últimos tempos, uma das competências mais requeridas pelas organizações no perfil de seus empregados é o comprometimento. Mas afinal, o que é comprometimento?

Segundo o Wikipedia "Comprometimento Organizacional é um conceito que descreve o vinculo organizacional do indivíduo com uma instituição." Este vínculo pode ser compreendido como o envolvimento com a empresa que incita a realizar um esforço considerável em prol da mesma, sendo este afetado por sua natureza, que pode ser afetiva, calculativa ou instrumental, sociológica, normativa ou comportamental.

Acredita-se que um profissional comprometido e alinhado com os objetivos da empresa, a despeito de alguns pontos a melhorar que possa apresentar, consegue alcançar índices elevados de resultados. Sendo assim, o comprometimento organizacional é um dos pilares importantes do desempenho organizacional.

Entretanto ao analisarmos este requisito desde o momento em que este profissional ainda é um candidato para uma vaga percebemos que tanto as organizações como os candidatos questionam a existência desta competência ainda no transcorrer do processo seletivo.

Já na etapa de recrutamento e seleção, tanto nas empresas como nas consultorias especializadas, não são poucos os relatos que evidenciam o baixo comprometimento dos candidatos, que se reflete pela falta de retorno aos contatos, atrasos ou não comparecimento em entrevistas ou dinâmicas sem justificar ou ainda postura inadequadas, destacando-se por um processo meramente especulatório.

Por outro lado, os profissionais, nesse caso candidatos, se ressentem da falta de feed back tanto no transcorrer quanto na conclusão do processo, dos atrasos para a realização das entrevistas, de processos muito morosos, do nível de exigência dos perfis em relação as atividades a serem realizadas como também políticas de compensação.

Percebemos que tanto em um caso como em outro, a análise é parcial, sendo que ambos os lados devem ter uma atitude comprometida com o processo, refletindo em suas condutas uma visão mais abrangente onde as necessidades e interesses de todos estejam consideradas.

Para que a empresa consiga atrair profissionais com esta competência desenvolvida ela também deve demonstra-la no transcorrer do processo. Profissionais que são comprometidos buscam na empresa sinais de comprometimento através do comportamento de seus representantes com os quais estão tendo contato no transcorrer do processo, indo desde a recepcionista até o gestor que irá contrata-lo, como também através das políticas da empresa.

Por outro lado, aqueles que estão buscando uma oportunidade devem também analisar estes sinais nas organizações no transcorrer do processo para avaliar se são condizentes com seu perfil e aspirações.

Cabe lembrar que o comprometimento em um processo seletivo ocorre quando o candidato se identifica com uma determinada organização, seus objetivos e proposta profissional, desejando tornar-se parte dela. Para tanto nós profissionais de RH, que atuamos como Consultores Internos ou Externos, devemos buscar esta competência nos candidatos mas temos que em contrapartida demonstrar nosso comprometimento com a empresa e o processo, e municia-lo de informações sobre a organização, posição, compensação, etapas a serem realizadas etc. de forma a fomentar o interesse e motivar aqueles profissionais que realmente poderão fazer a diferença.