Compra de Imóvel - Pesquisa - Capítulo 1

Por Deluca Even | 20/05/2017 | Adm

A compra de um imóvel não é tão simples como parece e como nós desejamos que seja. Embora os clientes com poder aquisitivo consigam comprar um imóvel como compramos um carro, geralmente a compra do imóvel começa na extensa pesquisa.

Embora o cliente não saiba, geralmente uma pesquisa de compra de imóvel inicia-se anos antes de se comprar, ou vendo resvistas de arquitetura ou visitando plantões e stands de vendas, apenas por curiosidade e sem compromisso. Muitos corretores odeiam isso, para eles isso é o fim; mas não vou deixá-los como vilões, pretendo explicar os motivos e para isso é necessário explicar o alguns aspectos do funcionamento do mercado imobiliário.

  1. Primeiro contato Cliente Corretor

Diferente de qualquer outro vendedor, quando o cliente chega até o corretor, este passa a ser seu consultor de vendas perante a empresa, mesmo que o cliente não queira comprar um imóvel no stand que ele está alocado.

Por exemplo, quando vamos comprar uma roupa numa loja, podemos comprar quaisquer peças que estejam ali, ou até tentar encomendar caso você tenha o conhecimento da venda daquela peça pela loja. No caso, de não haver a peça, você pode tentar em ontra loja da mesma rede e comprará com outro vendedor, sendo a comissão da venda paga ao vendedor que intermediou a transação.

No mercado imobiliário, se você visitou o stand da empresa A e não gostou ou estava ali só por curiosidade e mesmo o corretor avisando-lhe que ele pode vender quaisquer imóvel daquela empresa A, você passa a ser cliente deste corretor A. Caso passe em outro stand da mesma empresa, apenas por impulso, e goste do projeto por motivos irrelevantes neste mercado, e compre o imóvel, a venda deste imóvel será divido entre este vendedor e o vendedor A. É aplicado o fifty (50, que quer dizer 50% da comissão do vendedor para cada).

Para este mercado, é um fator complicado, pois altera a cadeia inteira de comissão. E este mercado sobrevive de comissão, não há salário fixo. Todos são autônomos. E pasmem na seguinte situação: no varejo, se você não gostou do atendimento do vendedor reclama com o gerente, troca de vendedor ou compra em outra loja da rede, aquele vendedor que você não gostou do atendimento não recebe comissão; mas no mercado imobiliário ele sempre receberá independente da quaiser reclamações que existam com este consultor, pois são consultores autônomos, não funcionários.