Composto de Marketing e Segmentação de Mercado

Por Thomaz Rene Lins da Paixão | 20/09/2016 | Adm

Os 4 Ps de marketing (ou Marketing Mix, ou Composto de Marketing) são os elementos que compõem as estratégias de marketing de qualquer empresa, a saber: Produto, Preço, Praça e Promoção. É através desses elementos que a empresa vai atingir seu público-alvo. A construção desse composto de marketing deve ser pautada no profundo conhecimento do mercado que se deseja atuar ou está atuando para que, desse modo, as chances do negócio dá certo aumentem.

Definição dos 4Ps:

Produto: características e atributos que o produto ou serviço da empresa terão. O que o cliente que do produto? Como ele será usado? Qual sua aparência? Qual o seu nome? Quais atributos ele precisa ter?

Preço: quanto (R$) e como será cobrado do cliente. Qual o valor oferecido pelo seu produto? Já existem referências na sua área? O cliente é sensível ao preço?

Praça: local que o produto estará disponibilizado, local de distribuição, canais de distribuição. Onde o cliente irá achar seu produto? Qual o tipo de esforço para as vendas?

Promoção: são as estratégias de divulgação do produto. Onde o produto vai ser divulgado? Qual o mercado desse produto?

Desse modo,  para uma empresa implementar seu posicionamento estratégico faz-se necessário a correta definição do composto de marketing para que, assim, ela consiga impactar o público correto, evitando desperdício de recursos.

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Assim como o Composto de Marketing a Segmentação de Mercado também visa atender aos consumidores com produtos/serviços que tenham “a cara e o jeito” destes. Para isso a segmentação de mercado vai identificar, num mercado heterogêneo, um grupo de consumidores que tenham preferências semelhantes e agrupá-los de modo homogêneo. Assim, as empresas poderão apresentar produtos/serviços direcionados a cada grupo homogêneo, ou seja, que tenham os mesmos comportamentos de consumidores.

 Existem vários maneiras de segmentar o mercado, vamos demostrar algumas:

Segmentação Geográfica: o mercado é dividido com base em critérios geográficos como: localização, densidade populacional, município, bairro etc.

Segmentação Demográfica: divide o mercado com base nas características da população, através de estudos estatísticos. Utiliza as variáveis de faixa etária, sexo, estado civil, religião e etc.

Segmentação Psicográfica: divide o mercado com base no comportamento, estilo de vida e personalidade dos consumidores. São utilizadas variáveis como: valores, atividades, interesses e opiniões.

Segmentação Socioeconômica: divide o mercado com base em critérios sociais e econômicos populacionais. Utiliza as variáveis de classe social, escolaridade, ocupação profissional etc.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA SEGMENTAÇÃO

VANTAGENS:

- Possibilita o trabalho de marketing mais eficiente, já que ele estará orientando de maneira assertiva o composto de marketing (produto, preço, praça e promoção) aos clientes que se identificam com esses produtos/serviços.

- Ter e oferecer produtos/serviços de acordo com as necessidades do mercado alvo (mercado segmentado), o que, provavelmente aumenta as vendas tanto em unidades quanto em ganhos.

- Uma Segmentação de mercado eficiente facilita o trabalho de planejamento de marketing, desse modo a empresa passa a competir com mais eficiência em segmentos específicos, onde ela pode destacar seus pontos mais fortes.

DESVANTAGENS:

- Aumento dos custos de marketing, já que todo esse processo demanda tempo e recursos financeiros, porém quando esse processo é feito com eficiência ele sempre compensa, ou seja, dá o retorno esperado pela empresa.   

Portanto, conhecendo as características dos diferentes grupos de público-alvo, seus costumes, hábitos e comportamentos, e aliado a isso um eficiente composto de marketing, a empresa terá uma maior facilidade na atuação do desenvolvimento e comercialização de seus produtos/serviços