Comportamento de Estudantes em Escolas Particulares
Por Natalia | 19/07/2012 | EducaçãoUma coisa que sempre me intrigou é a falta de compromisso de quase a maioria dos estudantes quanto aos estudos. Tudo bem, entendo o lado dos estudantes de colégios públicos que não possuem aulas de qualidade e incentivos na escola, muitos ainda tendo a necessidade de trabalhar. Eu falo daqueles que estão em excelentes escolas particulares os quais não as valorizam em relação ao quanto elas são significantes para as suas vidas.
São vários os fatores da falta de compromisso. É claro que a imaturidade é um dos pontos, mas a participação dos pais quanto a educaçao de seus filhos é crucial para mudar esse quadro. A família deve estimular desde pequeno o filho a ler, a estudar e a valorizar o conhecimento; o estudante deve ter clareza que a escola é o cartão de entrada para o crescimento como pessoa e como profissional.
O dever de um estudante, sobretudo de escola particular, é apenas estudar, é fazer valer a pena o investimento e o esforço do pai para colocar em um colégio de qualidade. Acho vergonhoso um aluno ficar com várias recuperações sabendo que foi por pura malandragem , já que em vez de se esforçar, preocupou-se em ir em festas, shows, brigar com a namoradinhas(os), beber e/ou até se drogar (não que beber álcool não seja uma droga tbn). Sendo tudo isso financiado pelo queridinho papai …
Mas cuidado … um dia, essa fase de ter “tia” na escola e papai protegendo de tudo termina. E vai ter que se deparar em um mundo cada vez mais competitivo e cruel. E o que irá importar não é o dinheiro que você tem ou qual é o seu sobrenome. O que importará são os seus conhecimentos, as suas experiências, os seus princípios e as suas atitudes quanto os problemas do dia a dia. Assim, formará a sua história que será o reflexo de suas atitudes. Vc poderá ser mais um no mundo ou poderá fazer a diferença. Isso dependerá do que você escolher ao longo de sua vida.
Pode até soar como um texto de velho ou clichê, mas se é clichê por que a educação não é ainda tão valorizada e não vemos muitas pessoas fazendoA diferença ?