Complexo de Atenção Determinista
Por Lex Manouver | 28/10/2009 | FilosofiaAtravés de anos observando o ser humano é possivel constatar que todo o ser humano sem execessão, sofre um ''complexo de atenção''.Este complexo esta totalmente co-relacionado com o Determinismo de Hipolyte Tateine . Se o homem é influenciado pelo meio em que vive ao sofrer complexo de atenção ele tende a necessidade que todos aqueles que estão em sua volta, notem a sua presença ou simplesmente deixem suas necessidades submetidas as necessidades daquele que quer o seu devido reconhecimento.
Tal atitude pode talvez ser uma maneira de satisfazer o seu Ego? Amenizar uma angustia? Esquecer os conflitos ? Para todas essas perguntas uma mesma resposta: Sim. O ser humano por mais que tente não desenvolver ou demonstrar este complexo de atenção seria uma grande utopia,por exemplo:Um ser humano quer viver afastado da sociedade,inclusive sua família,por mais que este se isole será impossivel não provocar a atenção de alguem, pois ele se esquece que fora influenciado pelo determinismo, e decorrente desse fato as pessoas irão se lembrar dele.Apartir deste instante eleirá inpropositalmente provocar um complexo de atençao fazendo com que todos proximos,lembre-se dele.
Única maneira viavel que um ser humano não tende a provocar um complexo de atenção seria não estar ingressado no universo do Determismo ou seja, o ser humano teria que viver uma vida isolada de qualquer pessoa para que ele não venha provocar este complexo. Um exemplo típico do Determismo:Ao nascermos não temos a mesma capacidade de crescer e produzir sozinhos como uma célula que herda os genes da célula mater,precisamos da ajuda de alguém, um ser com habilidades superiores para nos ajudar no desenvolvimento.Ao decorrer dessa ajuda acabamos absorvendo caracteristicas e desenvolvendo habilidades parecidas com o nosso criador.Desenvolvemos a fala,deixamos de ser quadrupdes e tornamos bípedes,e o mais importante desenvolvemos habilidade de distinguir o bom do ruim,o que é belo e o que não é belo,o prazer da dor.
Estava lendo uma noticia no jornalLe Monde, cuja a manchete dizia o seguinte : Em Maio de 2009 um pai na Inglaterra criou uma criança por 3 anos com animais domésticos.Esta criança tinha 3 anos e vivia submetida 24 horas por dia na presença desses animais sem a presença do pai,que somente aparecia para alimenta-la.Após estes 3 anos essa pequena criança já com 6 anos de idade fora retirada de seu ''lar'' e foi inserida na sociedade, resultado: Acabou tendo o comportamento diferenciado de qualquer ser humano normal, rosnava e mordia para as pessoas,comportamento instavel e agressivo.Isto é um grande exemplo do Determinismo.
Encontramos Determinismo até na Biblia,podemos dizer que Jesus foi o ''pai '' das idéias determenistas a partir do momento em que diz "Diga-me com quem tu andas e direi quem tu és'' Jesus acaba de afirma a principal idéia determista "O homem é fruto do meio em que vive'' adquirimos caracterticas das pessoas com as quais relacionamos querendo ou não.
Podemos concluir que o ser humano não pode viver sem o Determinismo,então sempre ira possuir o complexo de atenção.