Como usar as palavras.
Por MARJORIE ESQUINA NAVARRO | 18/04/2013 | EducaçãoComo usar as palavras.
Assisti nestes dias um filme interessante e ao mesmo tempo curioso, “ As mil palavras”, Edie Murphy faz o papel principal, não quero discutir o filme olhando para a atuação dos seus atores, pois não tenho dúvidas da sua excelente atuação.
Quero refletir sobre nossas palavras, o que elas representam em nosso dia a dia, o que temos feito com elas, simplesmente proferido de qualquer maneira, usado nossas palavras para conseguir vantagens, mentindo para os outros e para nós mesmos?
No filme, Jack Mccall, usa as palavras de maneira a sempre se beneficiar, acha que é o melhor em sua profissão e está sempre pronto para ganhar um contrato trapaceando, fiado em si mesmo em sua própria sabedoria.
Na Bíblia que é a palavra de Deus está escrito no livro de provérbios que “ O coração do homem faz planos, mas é deus quem o executa”, diz também sobre a importância da resposta branda, o personagem era muito bom, aos seus próprios olhos naquilo que fazia, mas não conseguia ter um diálogo com sua esposa e dar a atenção que deveria para seu filho que ainda era um bebê.
Ao se descobrir ligado a uma árvore, que aparece em seu jardim de maneira muito estranha, ele se vê obrigado a poupar suas palavras, a pensar de fato naquilo que era importante, descobre que não conseguiria transmitir o que precisava, mas também descobre o quanto o excesso de palavras que estavam sustentando suas mentiras eram ruins, tanto para ele, quanto aos outros.
Neste novo momento de sua vida, onde deveria descobrir o que realmente era importante ele começa a calar-se para poupar sua vida. Gostaria de lhe perguntar: Você tem poupado palavras, tem as usado de forma a ludibriar alguém? Você tem usado suas palavras para dizer a sua família o quanto os ama?
Ou suas palavras são apenas folhas que caem e morrem, suas palavras tem o levado a destruir seu casamento, amizades, trabalho, em que você tem pautado a sua vida?
Marjorie Esquina Navarro
Missionária e Educadora Social.
Referências:
Filme: As mil palavras.
Bíblia Sagrada