Como transformar os mapas de curvas de nível em porcentagem de declividade?

Por Luiz Felippe Salemi | 06/09/2009 | Arte

Como transformar os mapas de curvas de nível em porcentagem de declividade?

 

O produtor rural tem em mãos o mapa de curvas de nível de sua propriedade. Ele quer saber quais as área da propriedade possuem declividade maior que 45%. Mas como fazer isso a partir do mapa de curvas de nível?

 

A resposta consiste basicamente em saber as seguintes informações:

1) A distância, em metros, entre as curvas de nível;

2) A escala cartográfica do mapa de curvas de nível.

 

Sabendo-se que uma declividade, vamos dizer, de 45% significa que a cada 100 metros que andamos na horizontal, subimos 45 metros em termos de altura. Supondo que a escala cartográfica do mapa de curvas de nível 1:15.000. Suponhamos ainda que a distância entre curvas de nível seja de 10 metros como o mapa abaixo.





De posse dessas informações, deve-se fazer a seguinte “regra de três”:

 

100 metros ---- 45 metros

X   metros  ---- 10 metros

 

X = 22,2 metros

 

Repare, na operação acima, usou-se a relação de 45% (a cada 100 metros, eleva-se em 45 metros). Usou-se também a distância entre curvas de nível do mapa que, inicialmente, supomos que fosse de 10 m.

 

Agora, procede-se a seguinte “regra de três”:

 

1 centímetro ---- 15.000 centímetros

Ou seja, convertendo-se 15.000 centímetros para metros, encontra-se:

 

1 centímetro ---- 150 metros

X centímetros --- 22,2 metros

 

X = 0,14 centímetros

 

Repare, na operação acima, usou-se a relação da escala cartográfica 1:15.000. Usou-se também os 22,2 metros, resultados da primeira operação.

 

Desse modo, a distância de 0,14 centímetros, ou seja, 1,4 mm entre curvas de nível no mapa, representa uma porcentagem de declividade de 45%.  Portanto, ao medir com régua a distância entre as curvas de nível menores que 1,4 mm, as declividades serão maiores que 45%. Assim, interpreta-se que o terreno se tornou ainda mais íngreme.

 

Fazendo-se esses procedimentos para as várias distâncias, em centímetros, das curvas de nível do mapa, pode-se saber a declividade da área em termos de porcentagem. Se você fizer esse procedimento, perceberá que quando as curvas de nível possuem pequena distância entre si, o terreno será mais íngreme do que quando elas estão muito distantes que é um indicativo que o relevo se tornou mais plano.