Como se tornar um bom pregador

Por Assis | 23/02/2016 | Religião

Não é difícil ser um bom pregador da palavra de Deus, mas tenha em mente sempre que você deve ter muita fé, estudar muito a Bíblia e estar aberto para ouvir testemunhos.

Biblia sagrada

Quando estamos em um culto e vemos o pastor pregando a palavra, ou mesmo quando vemos a palavra de Deus ser pregada nos meios de comunicação, por vezes, conseguimos prestar uma atenção que raramente conseguiríamos prestar, e nos sentimos presos naquele sermão.

E também por muitas vezes nos perguntamos de que maneira o pregador consegue prender tanto nossa atenção, e fazer com que escutemos a palavra da Bíblia com uma fé sempre maior. E esses questionamentos veem tanto por conta da curiosidade mesmo, quanto porque temos o desejo de sermos um pregador também um dia.

E essa vontade não é impossível. Através de muito estudo da palavra, de conhecer muitos testemunhos, de participar fielmente da igreja e de ter um dom para se comunicar bem, você pode sim se tornar um pregador.

Neste artigo, vou dar cinco dicas básicas para quem quer aprender a falar bem ao povo, a conquistar cada vez mais os fiéis e finalmente descobrir como pregar a palavra de Deus com sabedoria.

⦁ Estude muito bem o conteúdo de sua pregação

Antes de dar uma aula, um professor trabalha muito. Ele estuda, revê o conteúdo e imagina todas as questões que podem surgir de seus alunos, tudo isso para que ele possa falar com firmeza tudo o que sabe e transmitir bem seu conhecimento para os que estão querendo ouvir.

Com o pregador não é diferente. Não basta só ler a palavra ao povo, é preciso refletir sobre ela, mostrar seus pontos altos e o reflexo de cada leitura em nossa vida.

Para isso, é preciso que um bom pregador estude bastante o conteúdo e a passagem bíblica antes de pregar, é preciso que ele saiba fazer comparações e esteja com diferentes reflexões prontas em sua mente antes de entrar na Igreja.

⦁ Tenha muita fé

Claro que para você chegar ao posto de pregador uma de suas características vai ser a fé e a frequência à Igreja, mas mesmo assim não deixe de sempre ter cada vez mais fé. Conheça bem sua religião e procure sempre meditar sozinho trechos da palavra, além de ter uma frequência na leitura da Bíblia.

Também faça uma oração particular antes de sua pregação e peça a Deus que você possa ser um enviado Dele para aquelas pessoas, peça para que ele te traga as palavras certas na hora certa.

⦁ Aprenda técnicas de como se apresentar em público

É muito importante que você tenha noção de apresentação em público. Muitos pregadores se dizem tímidos na vida pessoal, mas quando começam a pregar perdem toda a timidez e, acredite, isso muitas vezes acontece.

É fundamental que você se sinta seguro no que vai falar, procure olhar nos olhos de todos que estão na Igreja quando estiver pregando, ter firmeza, postura e cuidar para que sua linguagem seja adequada ao ambiente da igreja- nada de usar palavrões ou gírias inadequadas. E leia livros sobre o assunto para sempre se aperfeiçoar perante o público.

⦁ Fique em movimento e interaja com os fiéis 

Não é agradável ver um pregador sentado ou estático em algum lugar, a menos que você tenha alguma limitação física, procure andar entre os fiéis durante sua pregação se possível. 

Fale com aqueles que já conhece, pergunte se eles estão entendendo bem a palavra, o que compreenderam ou se tem alguma dúvida.

Esse tipo de participação fará com que sua pregação seja mais dinâmica, e não acabe sendo cansativa para o público, afinal, eles também vão entender que também fazem parte do culto.

⦁ Utilize testemunhos como exemplos de milagres

É muito importante sempre escutar o que o fiel tem a dizer, se você for um pregador bem participativo estará sempre na igreja escutando milagres, ou pessoas irão te procurar para contar o que na vida delas mudou depois que elas entraram na igreja.

Esteja aberto para ouvir essas histórias e, se tiver a autorização dessas pessoas, compartilhe os testemunhos de milagres durante suas pregações. Isso fará com que os fiéis que estão te assistindo tenham ainda mais fé e acreditem no poder das palavras que você está pregando.

Se você mesmo tiver uma história pessoal de milagre, também compartilhe com as pessoas se possível. Isso renova e traz ainda mais fé, além de te fazer um pregador muito querido pelo povo.

Gostou das dicas desse artigo? Acesse nosso site e aprenda muito mais sobre pregação, http://manualdopregador.net/.