Como são feitos os Carros Alegóricos do Carnaval
Por Débora Soares | 23/10/2012 | SociedadeOs carros alegóricos são feitos do chassi de caminhão ou de ônibus. Os membros das escolas de samba levam pelo menos dois meses para transformar essas carcaças em base para carros alegóricos. O trabalho começa com os mecânicos que têm que adaptar a suspensão do chassi para receber o peso das alegorias que tradicionalmente enfeitam os carros. Depois, ferreiros alargam a estrutura em 50% para deixá-la mais espaçosa, e fica a cargo de carpinteiros darem o acabamento em madeira, para dar forma ao carro.
A elaboração de alegorias de carnaval para os carros
A parte artística dos carros é feita por muitos profissionais, alinhados com a equipe de tecnologia, que cuida dos efeitos especiais que a maioria dos carros no carnaval de hoje em dia possuem. Todo trabalho é feito em conjunto: a equipe técnica e o carnavalesco da escola vão desenvolvendo o enredo com a ajuda da equipe de arte e dos membros da escola, que trabalham o ano inteiro para o carnaval acontecer.
Cada vez mais a tecnologia é aliada do carnaval; na Portela, por exemplo, "Uma equipe de 12 pessoas cuida dos efeitos especiais. Eles instalam as luzes e a pirotecnia e programam o acionamento disso tudo no computador de cada carro", diz o carnavalesco Jorge Freitas.
Tecnologia no carnaval 2013
O apelo tecnológico a cada ano vem sendo percebido pelos espectadores que assistem aos desfiles no Sambódromo. Do camarote no carnaval do Rio de Janeiro, ao setor 1, é possível ver escolas como a Unidos da Tijuca utilizando bastante desses artifícios para encantar os foliões. Para não perder as novidades que prometem impressionar em 2013, é bom garantir os ingressos de carnaval da Sapucaí, e esperar as surpresas do ano que vem!