Como recuperar dados de um HD externo
Por janaina dinis | 11/11/2012 | TecnologiaQuem nunca perdeu dados ou arquivos de seu computador? E entrou em pânico para poder recupera-los. Quase nada é pior que essa situação, perder um trabalho da faculdade, uma planilha ou arquivo do seu chefe, suas músicas favoritas ou até mesmo aquela foto que você tanto gostava. Ficar chorando e se lamentando não é a solução, por isso não precisa entrar em pânico, você sabia que é possível recuperar arquivos de um pen drive, um HD e cartão de memória, mesmo não existindo pistas de que eles ainda estão lá?
Algumas empresas fornecem o serviço de recuperação de dados de HD externo, porém antes de entrar em desespero e sair correndo com seu HD nas mãos você pode tentar algumas dicas que irão te ajudar a poupar uma boa grana.
Existem alguns softwares que nos auxiliam nessa importante tarefa, com eles podemos recuperar arquivos e ficheiros corrompidos em qualquer lugar, possuem em sua maioria, uma interface simples e prática de ser utilizada e melhor ainda, pode ser encontrado sem custos de licença. Mas antes de utilizarmos tais programas precisamos verificar o que aconteceu.
1- O primeiro passo é conectar o seu HD externo em outro computador, assim você poderá verificar se os arquivos ainda aparecem no seu HD, se isso acontecer copie para outro hardware como um pen drive ou CD.
2- Caso não consiga visualizar seus arquivos verifique se os mesmos não se encontram ocultos por algum motivo, no MODO DE EXIBIÇÃO, selecione a opção MOSTRAR PASTAS E ARQUIVOS OCULTOS, se por um acidente alguém tiver ocultado os arquivos aparecerão.
3- Em seguida, tente rodar algum antivírus, isso é importante para saber se o HD está infectado e executar a limpeza se necessário.
4- Feito isso, é hora de executar software que recuperam arquivos como o RECUVA, DISK DRILL, STELLAR PHOENIX, HANDY RECOVERY entre outros, após escolher seu software, instale e rode o programa, você deve escolher o local onde deseja salvar os dados e agora é só esperar para festejar, o software faz praticamente tudo sozinho, buscando os arquivos perdidos e salvando num novo diretório.
Dicas úteis: Antes de instalar o software, verifique a compatibilidade com o seu sistema operacional.
Aviso: A perda de dados não é permanente e imediata, os arquivos ficam salvos temporariamente e podem ser recuperados, mas para isso é importante não utilizar a internet ou salvar outros arquivos, pois essas ações sobrepõem os arquivos perdidos ou excluídos impossibilitando a recuperação. Alguns softwares já informam às chances que os arquivos têm de serem recuperados, basta fazer a escolha com atenção.
Palavras-chaves: recuperação de dados, recuperação de arquivos, recuperação de arquivos HD externo.