Como Jane Fonda

Por Alessandra Magno | 31/03/2008 | Crônicas

Não quero insistir no assunto pra não ficar chata, mas uma pessoa respondeu a uma pergunta que pus no Yahoo! Respostas sobre a volta dos anos 80 também na moda fitness. Defendi os sunkinis, maiôs e leggings, que eu adoro - e uso - até hoje e ela disse que "apenas acha insano usar meia-calça para malhar". Fiquei à-toa no domingo à noitinha e, apesar da preguiça, resolvi malhar um pouquinho, seguindo um vídeo que adoro - também quero comentar sobre isso depois. Sempre que faço isso, eu me visto de acordo. Acho importante pra manter a disciplina e ter a impressão de que tô mesmo fazendo exercício. Me vesti como de costume - legging, sunkini e top - e fiquei pensando no que a moça disse. Estou convencida da importância do desenho da roupa: a maioria dos exercícios gera um pouco de atrito, de fricção.

A combinação "meia-calça", (ou legging) e um maiô (ou outra peça mais cavada) mantêm a roupa bem justa e os movimentos acontecem fluidos, sem esfregação. Não precisa ficar puxando a calça, "liberando" a perna, essas coisas. Pode ser retrógrado, mas do jeito que vejo "usar meia-calça com maiô pra malhar" ainda tem outro sentido importante: a gente pode! É coisa de mulher. Já imaginou um homem usando algo assim? Podia ser lindo e gostoso que ia ficar ridículo. Algumas de nós podem não se sentir à vontade - essa nossa fixação com as gordurinhas - mas poder usar é parte do motivo de usar. A mudança da moda parece servir só pra gente ficar mais desconfortável. E vale lembrar, até me corrigindo, que os modelos em questão são anteriores à década de 80 e muito bem serviram até os anos 90. Que ninguém imagine que sou contra mudança na moda! De jeito nenhum. Eu adoro fazer comprar e buscar tudo que é novidade. Mas nesse caso específico - que não ficou nem vestígio - parece que a mudança foi só um retrocesso funcional, baseado em discrição talvez - pros homens pararem de olhar pra gente daqueeeeeele jeito? - e não funcionou.

Os homens continuam olhando pros decotes que aumentaram, pras calças que ficaram mais baixas... E, ao mesmo tempo, cada vez mais, vejo mulheres e meninas, em pleno verão, com moletons na cintura pra esconder o que têm tido tanto trabalho pra embelezar. Como se tivessem medo do poder de mulher ou vergonha da beleza do corpo - ou como se pudessem evitar que homens fossem homens. Carregam mais um item pra ficar incomodando... Acho tão contraditório e tão besta... Ser mulher tem a ver com esconder e revelar, um enquanto o outro, mas a gente não precisa sacrificar o conforto o tempo todo. Tem que estar mais segura. A roupa deveria, primeiro e pelo menos, servir ao propósito do exercício, sem ficar puxando e amarrando. É prático. É inteligente. Sou vaidosa, uso salto alto e todas aquelas outras torturas que nos deixam lindas, mas acho que nós, mulheres, precisamos estar atentas pra tudo que a gente abre mão que sacrifica nosso poder de mulher. Não vou nem deixar de recomendação, mas já experimentou receber um homem vestida de Jane Fonda? É muito poder!