Como fazer o currículo perfeito
Por Willian Binder | 30/03/2012 | CrescimentoQuem está no mercado de trabalho sabe que um bom currículo é o pontapé inicial para conseguir um emprego. Ou seja, com um currículo bem preparado, organizado, objetivo e revisado você consegue se destacar na primeira fase do processo seletivo de uma vaga e então partir para dinâmicas em grupo e entrevista.
Se a vaga é concorrida, a elaboração de um currículo impecável é mais do que essencial, pois os recrutadores recebem dezenas (ou até centenas) de currículos e precisam de algum filtro para selecionar os melhores candidatos para a entrevista. Então essa é a hora de se destacar no meio de tantos candidatos com o currículo perfeito.
Como fazer um bom curriculum? É o que muitos desempregados ou profissionais iniciantes se perguntam na hora de se candidatar a uma vaga de emprego. A seguir você pode conferir nossas melhores dicas para fazer um currículo que serve para a maioria dos processos de seleção profissional.
6 dicas matadoras para fazer o currículo dos sonhos
1. Dedique um bom tempo para preparar seu currículo. Você precisa do emprego, certo? Então nada de fazer um currículo às pressas ou em cima da hora de entrega. Pesquise bastante, tenha calma e lembre-se de destacar seus pontos mais fortes de forma objetiva.
2. Conheça a vaga. Pode parecer besteira, mas muita gente não conhece a fundo o cargo que está disputando. Às vezes a culpa é até da empresa, mas um profissional proativo deve buscar informações sobre a vaga e verificar se, de fato, seu perfil encaixa com o emprego em questão.
3. Mostre suas melhores competências. Na primeira dica eu recomendei que você destacasse seus pontos mais fortes, e isso é verdade. Mas conhecendo a vaga (dica 2), você pode identificar quais das suas habilidades realmente interessam para o cargo. Ou seja, se você está se candidatando para uma vaga de professor de francês, é recomendável escrever sobre sua viagem de três meses pela França. E não falar que você é um exímio tocador de piano. Entende?
4. Seja objetivo. Como eu disse, o recrutador não tem tempo (e às vezes nem paciência) para ler com calma cada currículo que recebe, então é por isso que um currículo objetivo se destaca. Você mostra o que é necessário para a vaga e para conquistar a atenção do avaliador. Apenas isso.
5. Capriche! Pense comigo: você contrataria uma pessoa que entregou seu currículo com erros gramaticais e má formatação de texto? Eu não. É claro que depende da vaga, muitas vezes esse tipo de deslize não importa. Porém, é sempre bom evitar, pois você não sabe se o contratante é rigoroso com esse tipo de erro. Se você não sabe como formatar textos no Word, a dica aqui é procurar modelos de curriculum vitae pronto.
6. Fique atento com a entrega. Eis um ponto que muitos também acabam deixando de lado, pois depois de muito esforço elaborando o currículo vão entrega-lo “de qualquer jeito”. Tome muito cuidado para não entregar o currículo amassado, ou em péssimas condições. Lembre-se também de ir entrega-lo devidamente vestido, pois o recrutador pode começar te avaliar desde esse momento.
Seguindo essas dicas básicas você consegue elaborar um bom currículo.