Como fazer a iluminação do quarto do bebê
Por Lali Rios | 09/02/2012 | FamíliaA chegada de um bebê alegra toda a família. Sua vinda, porém, requer planejamento, como a montagem de um quarto especial para recebê-lo. Isso porque é preciso criar um ambiente que transmita boas energias e acalme o sono do pequeno, para que ele possa se sentir bem durante os primeiros anos de sua vida.
Um dos detalhes fundamentais, durante a montagem do quarto do novo membro da família, é a iluminação infantil, que não tem a função apenas de iluminar, mas de suavizar o local e realçar a decoração, evidenciando o papel de parede e as cores escolhidas.
Para iluminar adequadamente o quarto de qualquer bebê, lâmpadas não são suficientes. É preciso considerar a hipótese de ter o espaço iluminado também por abajures ou pequenas luminárias, que serão úteis principalmente durante a amamentação e para trocar fraldas durante a madrugada. Isso porque esses itens proporcionam uma luz mais suave e tranquilizam o ambiente.
Outra possibilidade válida é investir em um dimer, que ajuda controlar a intensidade da luz da lâmpada principal. Além disso, lustres devem ser cobertos com sancas, para que o bebê não se irrite com o contato direto com a luz.
Atenção:
Além da iluminação artificial, é preciso pensar na iluminação natural do quarto. Deixe a claridade do sol entrar o máximo possível. É preciso, apenas, evitar que o berço fique muito próximo à janela, para que o bebê não seja exposto excessivamente ao vento.
As cores também ajudam na iluminação. Por isso, a decoração deve ser feita a partir de cores leves e mais claras, que proporcionam a sensação de maior tranquilidade e de ambiente melhor iluminado, tanto durante o dia quanto durante a noite.