COMO ENVELHECER

Por Edi Mail Bohrer | 12/11/2009 | Filosofia

 

            Infelizmente não existe outra forma de encarar a velhice que não seja aceitando-a e vivendo-a.

         Quando começamos a sentir que estamos envelhecendo, o que acontece geralmente na frente do espelho, nos sentimos fragilizados e limitados. Porém, se pararmos para pensar, nos damos conta de que não estamos sozinhos nisso, pelo contrário, o mundo inteiro, a população inteira do nosso planeta encontra-se nessa mesma situação. Todos nós vamos envelhecer e morrer. Precisamos aceitar a nossa finitude terrena.

         Penso que esse papel também nos pertence. Buscar meios para que as pessoas possam compreender e aceitar com tranqüilidade essa etapa (última). Na verdade, a velhice é um prêmio, afinal, nem todos conseguem chegar lá.

         Vejo a velhice como uma etapa prazerosa da nossa vida. É o momento de colhermos os frutos daquilo que semeamos.

         Procurar manter-se ativo em algo que nos dê prazer, curtir os netos, os bisnetos, é algo que nos deixa felizes.

         Procurar enriquecer o espírito lendo bons livros e participar da vida da família e da comunidade, com certeza nos deixará leves e tranqüilos.

A velhice significa vida longa.

         A velhice deve chegar acompanhada de conhecimento, de experiência, de temperança. A velhice saudável trás consigo algo de maravilhoso que é a percepção de que devemos valorizar mais o lado espiritual, ignorando todos os preconceitos que tentaram se instalar em nossas vidas.