Como encontrar um tratamento de drogas

Por Carlos Araujo | 24/04/2012 | Saúde

Nos dias de hoje a gama de recursos disponíveis e atratividades é bastante vasta. Não faltam oportunidades de entretenimento, diversões de todo tipo, não apenas positiva, como também negativamente. E, para os jovens a oportunidade de conhecer tudo que é possível e que está ao seu alcance, deste mundo extremamente atraente, é algo que quase foge a determinação de caráter ou educação incutida neles, pois é quase “instintivo” para muitos apenas “aproveitar” tudo que a vida pode lhes oferecer. E, como quando se é jovem demais pensar primeiro no que é certo e nas consequências é a menor porcentagem quando se põe isso na balança, quase sempre eles acabam por cair em “tentação”.

Qualquer tentação poderia ser algo não muito difícil de corrigir se acarretasse outra consequência que não a dependência química. Esta por si só não apenas domina e cega o indivíduo que a possui, mas a todos que estão ao seu redor. E, o problema maior é a questão financeira que danifica todo um lar. Já que, geralmente, sobra para os pais o fardo de ter que arcar com a responsabilidade financeira de um filho que sofrendo de tal “mal” acabará sem condições de conciliar tal estado com questões como: trabalho, objetivos de vida, perspectivas de futuro, etc.

Assim, encontrar um tratamento gratuito pode ajudar a família, seja com internação volutária ou internação involuntária.

Em geral, as pessoas ficam muito perdidas nessas situações, e acabam por pensar que é muito difícil encontrar um tratamento gratuito para o filho. Então, recorrem a tratamentos pagos em casa de recuperação de jovens, e acabam por comprometer seriamente o orçamento familiar. Mas, antes de recorrer a tal situação é melhor procurar um tratamento gratuito. Não é muito difícil conseguir um. Na maioria das cidades a secretaria de assistência social possui programas de auxílio a dependentes químicos. De modo que o ideal é a família, antes de tudo, procurar a secretaria de assistência social da cidade e se informar. Também há várias ONGs que realizam tal trabalho. Mas, como já dito, a secretaria de assistência social do município, geralmente, é a melhor fonte para sanar dúvidas e esclarecer os caminhos para conseguir um tratamento gratuito não só para o indivíduo, mas também para a família para que esta consiga lidar melhor com a situação.