Como criar um dotfile no Vim

Por João Silva | 17/10/2016 | Tecnologia

Você quer criar um dotfile Vim? Bem, nós temos a resposta! No artigo de hoje, vamos discutir como criar um dotfile no Vim.

Se você não é novo em programação, você já conhece a importância dos dotfiles.

Dotfile é um arquivo oculto de um sistema destinado a usuários mais avançados, como desenvolvedores, programadores e engenheiros que gostam de ajustar o sistema de acordo com suas necessidades.

Então, basicamente, o que eles são?

Dotfiles são entidades poderosas em um sistema que mantêm uma configuração dentro de si mesmos. Tecnicamente, eles armazenam valores usados por um programa ou um sistema.

Eles começam com um ponto (.), Por exemplo, .xyz, e estão ocultos, longe do alcance de usuários normais.

Agora que entendemos o conceito dos dotfiles, podemos agora nos concentrar-se no Vim e o papel dos dotfiles nesse editor de texto.

COMO CRIAR UM DOTFILE VIM

Se você tem alguma experiência com Linux / Unix, você já sabe que Vim é um editor de textos versátil, mas a capacidade de configuração depende dos dotfiles.

Não só Vim, mas outros componentes do sistema Unix / Linux também utilizam dotfiles para armazenar configuração e outros detalhes vitais para o bom funcionamento do sistema. Por exemplo, os arquivos de configuração para sistemas baseados em Unix começa com ponto (.) Como .gitgnore ou .bash_profile.

 AS FORMAS ILIMITADAS QUE VOCÊ PODE USAR O VIM

O Vim é altamente personalizável. Ele possui uma “linguagem de programação”, Vimscript, que permite que você o personalize de acordo com suas preferências.

Antes de mergulhar no dotfile criado pelo Vim, vamos explorar algumas das razões pelas quais as pessoas escolhem Vim para fazer este tipo de serviço

RAZÕES PARA ESCOLHER VIM

  • Vim é um IDE totalmente personalizável. A capacidade de inserir ferramentas CLI permite melhorar a experiência de trabalho.
  • Assim como qualquer outro framework, editores de texto também precisam de uma comunidade que o suporte. Vim é um dos editores de texto mais antigos e, portanto, tem várias soluções para problemas relacionados a ele. Se você ficar preso em qualquer problema, pode rapidamente usar a pesquisa do Google para encontrar a solução.
  • A presença universal do Vim é uma vantagem por conta própria. Máquinas Linux / Unix já tem o Vim integrado, tornando mais fácil para qualquer um começar com ele.
  • Em comparação com editores de texto geração atual, o Vim é leve e mais rápido.
  • O Vim é continuamente atualizado. Novos recursos são integrados periodicamente. Por exemplo, vários cursores em Sublime serão implementados imediatamente no Vim após seu lançamento.
  • A curva de aprendizado do Vim pode até ser assustadora, mas com o tempo, torna-se mais fácil e você se beneficiará ao usar o Vim como programador.
  • Não há nenhuma limitação do Vim em relação ao uso de linguagem específica. Ele pode ser usado com qualquer linguagem de programação.

MAIS SOBRE O DOTFILE VIM

Vim (diminutivo de "Vi melhorado") armazena a configuração do editor de texto em um dotfile. O dotfile é nomeado como ".vimrc" em sistemas baseados em Linux / Unix. Se você estiver usando um sistema Windows, ele é nomeado como "_vimrc".

Para fazer uso adequado do dotfile, você precisa editá-lo de acordo com sua preferência. Na seção a seguir, vamos ver como editar uma dotfile Vim.

COMO CRIAR UM DOTFILE VIM

A primeira coisa que você precisa verificar se o arquivo .vimrc arquivo está presente. Para certificar-se de que o arquivo está disponível, execute o seguinte comando.

1 cat ~ / .vimrc

Por muitas razões, o arquivo "vimrc" pode não estar presente. Para criar manualmente o arquivo .vimrc, execute o seguinte código no seu terminal Linux / Unix.

1 touch ~ / .vimrc

Com o arquivo criado, podemos agora avançar para alguns exemplos de como utilizar o arquivo .vimrc.

EDIÇÃO DE DOTFILES VIM E EXEMPLOS

O dotfile vim pode ser editado em qualquer um dos seus editores de texto favoritos. Você pode usar Gedit, Nano ou mesmo Vim para fins de edição. Depois de abrir o arquivo, você precisa utilizar VimScript para configurá-lo.

Vim utiliza Vimscript. Sim, você precisa aprender Vimscript se você deseja adicionar a configuração para o seu ambiente de trabalho e deseja criar um dotfile no processo. Mas, não se preocupe, Vimscript é fácil de aprender e pode ser dominado em poucas horas.

Vamos ver alguns exemplos de configurações dotfile vim.

  1. Configurando o recuo automático e largura do texto

Uma das configurações mais simples que você pode fazer é definir o recuo automático e também a largura do texto para o seu editor Vim. Para fazer isso, você só precisa colocar o seguinte código em seu dotfile.

set autoindent

set textwidth = 80

O autoindent define automaticamente o recuo necessário para que algumas linguagens de programação funcionem, como por exemplo, Python. A largura do texto fixa o número de caracteres por linha, neste caso, 80.

  1. Tabulação

A tabulação é um dos aspectos mais importantes da legibilidade do código. E se você estiver usando o Python, você já sabe como importante a tabulação pode ser. Sem tabulação adequada, o seu código Python vai ser ilegível e pode não funcionar corretamente.

Para garantir que o recuo definido é o correto, use o seguinte código no dotfile do seu Vim.

set expandtab

set tabstop = 4

set softtabstop = 4

set shiftwidth = 4

Os dois exemplos acima são uma mostra da capacidade de configuração do dotfile.

Você também pode armazenar seus dotfiles no GitHub para fácil acesso. Isso não só poupa tempo, mas também remove as chances de propagação de erros durante as fases de configuração do projeto.

APRENDIZADO DO VIMSCRIPT E VIM

Você pode encontrar farto material na internet para aprender Vimscript. Curiosamente, um dos exemplos denomina-se aprender Vimscript do jeito difícil.

Por outro lado, você pode utilizar outras formas, como assistir uma série de vídeos feita por alexbooker que visa ensinar como usar Vim e configurá-lo. Você também pode visualizar os dotfiles dele alexbooker que visa ensinar como usar Vim e configurá-lo. Você também pode visualizar os dotfiles dele Aqui.

Vim editor de texto livecoding.tv dicas programação dotfile

Temos também uma lista de ferramentas úteis / recursos e plug-ins para Vim. Veja abaixo.

LISTA ÚTIL DE FERRAMENTAS / PLUG-INS / RECURSOS PARA VIM

  1. Thoughbot archives

Thoughbot dotfiles é uma grande coleção de dotfiles. Você pode vasculhar esta coletânea e procurar o código mais adequado para o seu projeto. Se você está preocupado com erros, lembre-se sempre que a experimentação é a chave aqui.

Cmizony  usa vários recursos desse repositório em seu canal no site Livecoding.tv, onde você também pode encontrar, inclusive um Cmizony  usa vários recursos desse repositório em seu canal no site Livecoding.tv, onde você também pode encontrar, inclusive um excelente projeto para quem quer se aprofundar no Vim.

 Vim editor de texto livecoding.tv dicas programação dotfile

  1. Base 16 Vim

Base 16 é um esquema de cores e um modelo, ao mesmo tempo. Ele oferece dezesseis cores, para você configurar o esquema de cores do Vim. Ele suporta tanto a interface gráfica como o console Vim.

Para habilitar o destaque de sintaxe, você pode usar o seguinte comando em seu terminal.

cd ~ / .vim / colors

git clone git: base16 //github.com/chriskempson/base16-vim.git

cp base16 / colors / *. Vim

  1. Vundle

Vundle é um gerenciador de plug-in Vim que pode tornar sua vida mais fácil. Ele não só mantém o controle de todos os plugins e configurações no .vimrc, mas também ajuda você a instalar e atualizar a configuração dos plug-ins em tempo real. Outras características incluem procura de scripts Vim e a limpeza de plug-ins não utilizados.

CONCLUSÃO

Vim é um poderoso editor de texto. Aprender a personalizar o dotfile associado com o Vim pode ajudá-lo muito em seus projetos atuais e futuros. Para aqueles que são novos com o conceito, tudo parece ser bem intimidante. Mas, com paciência, a lógica se torna mais clara. Para demonstrar um exemplo de uma aplicação bacana do Vim, criado por godlyperfection.