COMO CONQUISTAR CLIENTES SEM GASTAR UM CENTAVO.

Por Carlos Roberto Puia | 12/03/2018 | Adm

Muitas vezes os empresários buscam clientes através de investimentos em propagandas e campanhas promocionais, mas esquecem que o seu público alvo já está dentro de casa, basta conversar com eles e aumentar seus negócios sem gastar um centavo qualquer. Neste artigo você terá dicas importantes para fazer isto na prática. BOA LEITURA!

Antes de mais nada é preciso saber e entender o que é cliente fidelizado.

Eu explico:

Cliente fidelizado é aquele que já compra na sua empresa porque confia e gosta dela. Em outras palavras, são aquelas pessoas que divulgam a sua marca através de seus contatos sem te cobrar absolutamente nada. E neste caso, a pergunta é inevitável:

-“Então por que se gasta tanto dinheiro em propagandas e ações de marketing para conquistar clientes”?

Eu respondo:

A maioria dos empresários concentram-se na atração de novos clientes e não se dão conta daqueles que já estão dentro da sua empresa. O foco deles está sempre direcionado para a realização de vendas e nunca na construção de relacionamentos.

-“Então, o que fazer”?

Eu recomendo:

Fale mais com o seu atual cliente e mude a direção de seu foco. Você como consumidor de produtos em supermercados, por exemplo, quantas vezes foi abordado para responder uma pesquisa de satisfação? Quase nunca, não é mesmo? E quantas vezes você foi abordado para experimentar um produto dentro da loja? Quase sempre, correto? Pois é, aqui está um exemplo real da melhor proposta do marketing de relacionamento – “Conversar com o cliente sem a intenção de vender naquele momento”. Busque a satisfação do cliente criando relações duradouras, porque uma pessoa satisfeita tem maior probabilidade de se tornar um cliente fiel. E para saber se a pessoa está satisfeita, você tem que conversar com ela. E você pode fazer isto sem gastar um centavo. Basta você tirar o “bumbum” do escritório e andar pelo estabelecimento para medir o grau de satisfação dos seus funcionários e de seus clientes que já estão lá dentro. Funcionário satisfeito conquista a satisfação das pessoas com um “belo atendimento”. Assim, as pessoas satisfeitas se tornam clientes fiéis e passam a fazer a propaganda do seu negócio de forma gratuita. Então pense nisto e pratique! Saia do seu “casulo” para conversar com as pessoas.

Clientes fiéis dão a preferência, falam favoravelmente da sua empresa, dão menos atenção aos concorrentes, são menos sensíveis ao preço, custam menos para serem atendidos que um novo cliente e não deixam de comprar os novos produtos. Clientes fiéis reclamam quando têm uma experiência negativa, querem e exigem que seu problema seja resolvido, e eles só fazem isto porque acreditam e gostam da sua empresa. Ao contrário do “freguês” que não reclama mas desaparece.

O diálogo com os clientes é o que garante à empresa um levantamento de uma série de informações, que devem ser utilizadas para casar as expectativas e as suas reais necessidades. Isto, é claro, não se resume apenas a brindes, descontos ou promoções. Oferecer mais do que o cliente espera pode ser uma boa estratégia, mas nada supera uma aproximação mais efetiva e cordial. Ter a fidelização do cliente como o principal diferencial competitivo é a grande “cartada” para garantir o sucesso do negócio. E o primeiro passo para uma empresa conquistar esse diferencial é a identificação do cliente, porque não se estabelece uma relação com quem não se conhece. A partir de então, conhecer tudo sobre ele e passar a atendê-lo da forma que ele deseja e não como você gostaria que fosse. Tudo isto exige um determinado esforço, mas, é a única estratégia que realmente traz resultado para a empresa, porque qualquer outra, o concorrente também pode oferecer. A cordialidade, o respeito, a atenção e a aproximação com o cliente não exige um centavo a mais do que você gasta hoje para atrair novos clientes. Sem contar que as chances do concorrente te copiar são pequenas.

Para reflexão: Não adianta eu ter uma conta Itaú Uniclass se eu nem sei o nome do gerente da minha agência. Não adianta eu ter o menor preço de seguro do meu carro se nunca recebo um contato da minha corretora para me orientar sobre possíveis mudanças de normas da seguradora. De que adianta eu comprar uma promoção de arroz no supermercado se o funcionário do caixa não sabe o meu nome e nem se gosto de feijão? De que adianta eu comprar um Smartphone se o vendedor da loja nunca me ligou para conferir se o aparelho está funcionando como eu desejava? De que adianta eu comprar um consórcio de uma determinada empresa e nunca mais ter notícias de quem me vendeu a cota? De que adianta eu ter um seguro residencial com uma corretora que só me liga no último dia da vigência da apólice atual, demora para fazer as cotações, efetiva o negócio no último minuto e depois desaparece novamente? De que adianta eu comprar um metro de fio e uma tomada, se o vendedor que me atendeu não me orientou sobre os perigos do “choque elétrico”?

Entendeu porque as empresas não conseguem fidelizar seus clientes de forma gratuita e tenta conquistar “fregueses” com propagandas pagas?

Pense em tudo isto, e Bons Negócios!

Carlos Roberto Puia

Consultor Comercial e Instrutor de Cursos de Vendas.

Autor de vários cursos de Atendimento ao Cliente.

Especialista em implantação de UNIVERSIDADES CORPORATIVAS

Gestor da CRP – Treinamentos a distância.