Como As Jóias Podem Ajudar Obras De Caridade
Por Roberto Sedycias | 13/12/2007 | SaúdeA jóia é um artigo comum, usado por homens, mulheres e crianças igualmente não obstante o seu status social. É usada como ornamentação e como uma afirmação de riqueza ou de posição em todo o mundo. A jóia é produzida aos milhares de toneladas todos os anos, variando desde bijuteria até jóias caras e intrincadas peças de ouro. Ela mostra o poder do usuário e fez parte da sociedade em épocas antigas tanto quanto nos dias atuais.
Entretanto, as tendências recentes com o meio ambiente e as situações econômicas no mundo inteiro permitiram que as jóias fossem usadas de uma maneira muito mais importante do que um mero investimento ou uma ornamentação. A jóia está sendo usada agora para ajudar as boas causas e prover financiamento para obras de caridades.
O conceito de caridade tem sido estabelecido desde muito tempo pela indústria da moda, e agora existem eventos similares em torno do projeto, da manufatura e da produção da jóia. A caridade feita com jóias é uma escolha fantástica por muitas razões. A razão mais óbvia é que ela arrecada dinheiro para uma boa causa. Entretanto, por outro lado a jóia é projetada por joalheiros famosos por uma fração do custo. A jóia é com freqüência de uma edição original ou limitada no seu projeto, com cada peça sendo feita à mão. A jóia é um belíssimo presente e tem o valor adicional de ajudar uma boa causa. Com o tempo, ela será um item de coleção.
Uma maneira em que a jóia está ajudando a boas causas é com os eventos de caridade como desfiles de moda. Estes desfiles de jóias do patrocinador suportam causas específicas com uma doação das vendas que vão para uma determinada caridade nomeada. Outras características incluem designers famosos que fazem projetos gratuitos para atrair o interesse, ou outros nomes famosos que doam parte das jóias que vendem em leilões com os fundos doados. A uso consciente da jóia é também utilizado, com as principais instituições de caridade como as pesquisas de câncer vendendo emblemas, alfinetes, fitas e faixas, participam por pequenas doações.
Outra maneira em que as jóias estão ajudando as organizações de caridade é por meio das organizações sem fins lucrativos. Estas organizações encorajam a necessidade de assistência financeira para criar jóias baseadas em recursos naturais incluindo sementes, madeira e pedras semi preciosas tais como a jade. Isto permite as comunidades carentes conseguir o dinheiro para poder ser investido nas áreas que exigem um financiamento urgente. Um exemplo é o UniteForSight baseado na África. Esta entidade de caridade suporta vilas rurais e acampamentos de refugiados vendendo suas jóias feitas à mão pela internet e com o dinheiro que é arrecadado, financiam suas próprias despesas com tratamento de olhos. Outros exemplos incluem as organizações que trabalham globalmente para reconstruir as vidas das mulheres e crianças em risco. Os produtos são feitos pelas pessoas que recebem os fundos, gerando empregos e oportunidades de lucro.
Fair Trade é uma organização reconhecida que tem o suporte dos líderes dos países mais ricos. Eles asseguram que as jóias que eles vendem são feitas de materiais que respeitam as áreas de conservação, de que os produtos replantados estejam sempre disponíveis e de que todos os materiais de resíduos perigosos sejam descartados corretamente. Isto ajuda a regeneração enquanto pratica preços justos e gera emprego para os produtores de jóias do terceiro mundo. Somente na América há 40.000 comerciantes que utilizam esta prática de comércio justo, que incluem linhos, alimento e jóia. Os produtos podem ser comprados nas lojas tradicionais e também estão disponíveis também online para uma melhor comercialização e disponibilidade.
Os fabricantes de jóias estão também conscientes dos recursos usados. Os metais preciosos são limitados e também a quantidade liberada para a finalidade do fabrico de jóias são monitoradas anualmente. A jóia é ambientalmente segura porque ela é reciclada, serve como herança e artigos de coleção. Isto significa que as jóias não estão destruindo as fontes da terra. A mineração é também mais segura para os trabalhadores e para o meio ambiente nos dias atuais. Outra tendência popular é usar ingredientes naturais e sustentáveis como as sementes, madeira e pedras semi preciosas, com um acordo de reciclagem.
Este artigo também pode ser acessado a partir da seção de artigos da página http://www.polomercantil.com.br/joias.php