Como a Filosofia Contribui para Formação do Professor?
Por MARUZANA GONÇALVES GUSMÃO | 04/05/2013 | EducaçãoFateffirBrasil
Faculdade de Teologia e Filosofia FidesReformata
140NE 5th Ave-Deefield Beach, FL. 33442 USA
Maruzana Gonçalves Gusmão
Como a Filosofia Contribui para Formação do Professor?
Vitória da Conquista- Ba
2013
Introdução
O Presente artigocientifico direcionado para como a filosofia contribui para formação do professor, constitui a compreensão da formação do homem nas diversas capacidades de Construção dos conceitos ,do conhecimento teórico e práticos que estabelece a própria estrutura da formação da essência do homem em razão a sua da existência.
Percebe-se que a educação além de instruir o homem estimula o pensamento reflexivo e critico faz com que as próprias ações e atitudes sejam constantemente diferentes.
O ser humano pensa mais minuciosamente sobre os variados assuntos e apresenta maior líder depara expressar melhor as suas ideias.
O homem será capaz de solucionar os seus principais problemas, visto que o mesmo passa a raciocinar melhor diante dosproblemas apresentados na sociedade e essa diferença de ações propõe uma nova condição de exploração dessa capacidade estudada no campo filosófico.
A filosofia, entretanto se caracteriza como construção histórica e a sua relação com a educação.
Propõe métodos rigorosos conceituais, procedimentais mais acima de tudo atitudinais que a associado à racionalidade constituiráaprendizagens importantes para formação do professor.
Nesse contexto a filosofia retrata para o educador a superação, a perspectiva do saber pedagógico para o saber filosófico, onde o das principaisdo saber dinâmico filosófico se aproprie dasprincipais reflexões do homem, da sociedade, da história e das ciências variadas do conhecimento. Nessa concepçãoespecificidade de conquistas históricas e filosóficas priorizam a viabilização de ideias e realizações.
A visão intelectual do educador deveráoportuniza-lo na tentativa de explicação do projeto existencial da busca da sociedades , da suas origens, da sua civilização bem como do seu próprio destino.
O conhecimento poderá ser sensorial, senso comum mediante a sua analise apurada e funções dos principais problemas do seu meio seu espaço com a possibilidade de construção dos seus próprios elementos de investigação através do conhecimentofilosófico...