Comenius , educação e religião

Por Ithamar Wellington da Silva Santana | 26/11/2011 | Educação

Marcado pela busca de métodos de ensino e abstração de conhecimento, inflamada por intelectuais em seus esforços educativos, onde se pudesse aprender mais em menos tempo, o século XVII se mostra como sendo o marco de uma nova pedagogia conhecida como pedagogia moderna.

Como comenta CAMBI em História da Pedagogia,[...]Com ele (Comenius) se delineiam pela primeira vez de maneira orgânica e sistemática alguns dos problemas já relevantes da pedagogia[...](p.281).       

Neste contexto, John Amós Comenius e seus discursos diferencia-se pelos meios/métodos, e ideias revolucionárias que contrapunham o contexto histórico vivido por ele, trazendo uma nova formatação a tudo aquilo que se tinha ou mesmo que se propunham na época.

Em sua obra Comenius disserta a respeito da importância da educação partindo de pressupostos morais, éticos e religiosos.

Devem servir de guia os exemplos de vida regrada dados por pais, amas, preceptores, companheiros. No entanto, dos exemplos é preciso acrescentar preceitos, regras de vida... As regras de tal vida podem ser extraídas da Sagrada Escritura e das palavras dos sábios (COMENIUS, 2006, p. 268, 269).

Colocando a educação como sendo de relevante importância para a vida humana, principalmente se a instrução iniciar-se desde a infância, pois é nesse instante que o individuo está mais apto para a aprendizagem, sendo a mesma muito difícil na fase adulta. 

“[...] mesmo que a morte não esteja iminente e se esteja seguro de uma vida muito longa, deve, todavia, começar-se a formação muito cedo, pois não deve passar-se a vida a aprender, mas a fazer. Convém, portanto, instruir-se, o mais cedo possível, naquilo que deve fazer-se nesta vida, a fim de não sermos obrigados a partir, antes de termos aprendido o que devemos fazer [...](Comenius, p. 44)

Didática Magna: tratado de ensinar tudo a todos” (2001) um clássico da contemporaneidade que propõe uma escola não elitista, um ambiente propício, valorização do professor, o respeito as etapas de desenvolvimento da criança, propondo a formação do homem religioso, social, político, racional, afetivo e moral.

As inovações propostas por Comenius, como os métodos de ensino referem-se a representações herdadas de tempos mais remotos, que não apenas contribuíram para formar ou mesmo reformar a instituição escolar em si, mas em consequência, o olhar comeniano vai em direção de uma reconfiguração política e a ascendência de uma visão estadista moderna que se seguem como emergência de forma paralela a formação institucional da escolarização em si.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia; tradução de Álvaro Lorencini, São Paulo, UNESP (FEU), 1999.

COMENIUS, J. A. Didática Magna. 4.ed. São Paulo: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.