Com perseverança (e uma planilha) tudo se alcança

Por Dinheiro Etc | 13/02/2011 | Economia

planejar finançasQuem nunca se surpreendeu imaginando como estaria hoje se ao longo dos últimos anos tivesse tido o rigor de poupar mensalmente um valor razoavelmente modesto? Alguém que tivesse aplicado R$500 por mês nos ultimos 10 anos com um rendimento real médio de 8% ao ano teria hoje mais de 90 mil reais (ver nosso simulador de investimentos).

Mas todos sabemos que alguns meses são mais folgados, e outros mais apertados. Então como colocar em prática um plano como este?

Já falamos em outro artigo sobre o peso de pequenos gastos evitáveis e o impacto a longo prazo. Mas este é apenas um dos muitos fatores a serem controlados na busca pela otimização de nossas finanças pessoais.

Tão importante quanto acompanhar como gastamos nosso dinheiro é ter sempre uma visão clara de como andam nossas aplicações. Pode parecer algo um tanto óbvio, mas a forma como os investimentos são planejados e avaliados pode ser crucial para o sucesso de qualquer estratégia de acumulação financeira.

É neste caso que um plano financeiro mensal faz toda a diferença. Por meio de uma planilha Excel simples como esta, é possível estabelecer uma meta de saldo total de aplicações para cada mês. Desta forma, não importa se em determinado mês conseguimos guardar menos que em outros. O importante é que a média esperada de aplicações mensais seja realista e que se busque sempre alcançar as metas.

Dessa forma, quando o saldo total estiver abaixo do esperado e recebermos benefícios como adicional de férias e 13o. salário, será muito mais natural investir todo ou parte do dinheiro para alcançar novamente a meta. Sem o plano financeiro mensal dificilmente existiria um estímulo forte para aplicar o dinheiro, e o desempenho da estratégia de acumulação financeira a longo prazo seria bastante prejudicado. [ler mais...]

Acompanhe nossos artigos e novidades seguindo o dinheiro etc. no twitter.