COLATINA AMOR E PAIXÃO

Por DOMINGOS SALVIO FIOROT | 28/05/2011 | Crônicas

COLATINA AMOR E PAIXÃO

Quando alguém quer definir as diferenças entre amor e paixão vai chegar à conclusão de que está diante de algo de difícil solução.

Principalmente entre nós brasileiros, onde estes dois sentimentos se afloram a toda hora.

Se enveredarmos pelas definições dos dicionários vamos ver que o amor é um sentimento suave e de mais longa durabilidade enquanto a paixão é um sentimento impetuoso e de pouca duração.

Se procurarmos as definições filosóficas, vamos ficar ainda mais confusos.

O certo é que amor e paixão são sentimentos fortes, com características diferentes, o primeiro de suavidade e o segundo de impetuosidade, o primeiro dotado de certa razoabilidade e coerência e o segundo, ao contrário, de falta de razoabilidade e com grau elevado de incoerência e de inconsequencias.

A melhor definição das características do amor vem do apóstolo São Paulo que, na sua carta aos Coríntios, diz assim:

"O amor é paciente, é bondoso; o amor não é invejoso, não é arrogante, não se ensoberbece, não é ambicioso, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

E o que dizer do sentimento dos torcedores pelos seus clubes, em especial dos brasileiros pelo futebol, pelo samba e pelos automóveis.

Dizem que o brasileiro é apaixonado por futebol e tem uma empresa que diz que o brasileiro é apaixonado por automóveis e até existe uma fábrica de bebidas que diz que o consumo de seu produto é uma paixão nacional.

Se observarmos as reações dos torcedores antes e depois dos jogos de futebol, podemos perceber algumas diferenças cruciais entre amor e paixão.

Antes e depois dos jogos infelizmente vemos briga de torcedores, depredação de estádios e uma onda de violência que todos nós abominamos.

Isto, sem dúvida é o lado negativo do sentimento da paixão levado ao seu lado ruim, qual seja a frustração que leva a violência e que acarreta uma série de consequências indesejáveis.

Esta mesma paixão, quando vislumbrada pelo lado positivo, contrário á frustração já traz resultados melhores, mas ainda assim se traduz em sentimento de orgulho, arrogância, prepotência, soberba, busca pelos próprios interesses, e no caso negativo pela impaciência, irritabilidade, ressentimento pelo mal sofrido, perca da noção da realidade e falta de discernimento.

Há até aqueles que definem paixão como um vício.

Assim, se levada pelo seu lado positivo, podemos dizer que a paixão é um sentimento bonito que em muito se assemelha ao amor, resguardadas as definições anteriores.

Na língua portuguesa, nós brasileiros, temos enormes dificuldades em definir nossos sentimentos e às vezes somos sui generis, como por exemplo, quando falamos da saudade que é um verbete existente apenas na língua portuguesa e galega, inexistente nos demais idiomas e uma das sete palavras mais difíceis de serem traduzidas para outros idiomas.

Isto quer dizer que a saudade que sentimos é um sentimento genuinamente brasileiro.

Voltando aos termos amor e paixão, quando nos referimos à Colatina, por certo estes sentimentos se mesclam e quase se fundem num sentimento único.

Existe um político colatinense que usa um bordão que diz "AMOR POR COLATINA E PAIXÃO POR SÃO SILVANO".

Quero crer que ele está passando por difícil momento existencial em relação ao assunto e não sabe ao certo quem ele mais ama se é Colatina ou São Silvano, na verdade ele ama os dois e não sabe definir ao certo qual deles ele mais ama, acho que ama igualmente os dois.

Eu também confesso que me sinto confuso quanto aos meus sentimentos por Colatina, será que amo ou sou apaixonado por Colatina.

Melhor seria dizer, como os brasileiros, AMO DE PAIXÃO, entendendo este estado espiritual como um amor mais profundo.

Eu mesmo fiz uma música para Colatina, cuja composição está liberada para que algum intérprete apaixonado por Colatina possa gravá-la e difundi-la sem quaisquer ônus, bastando apenas dizer da minha autoria sobre a obra.

Observem que me perco, ao falar de Colatina, quando falo sobre amor e paixão por Colatina.

COLATINA

Colatina olha aqui,
Desde o dia em que te vi
Não consigo te esquecer.

Meus olhos ficam brilhando,
Fico só Colatinando,
Só pensando em você.

É um caso complicado,
É amor por todo o lado
E paixão só por você.

Colatina não tem jeito
O coração dentro do peito
Bate forte por você.