COLABORAÇÃO DAS CEB'S NOS PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO SINDICAL...
Por ALDA GLORIA DOS SANTOS | 25/09/2012 | ReligiãoCOLABORAÇÃO DAS CEB'S NOS PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO SINDICAL E POLÍTICA DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DE MIRADOURO- MG.
Introdução
O município de Miradouro está localizado na Zona da Mata mineira, a 360 km da capital Belo Horizonte. No fim do século XIX até meados dos anos 80, os pequenos produtores rurais de Miradouro foram oprimidos, pelas oligarquias, vivendo situações de extrema dificuldade devido a condições precárias de trabalho.
As relações e meios de produção,eram e em alguns casos ainda são dos mais variados, pequenos produtores que trabalham como meeiros, outros que trabalham a dia de serviço com salários baixos e sem previdência social.
A necessidade de se criar mecanismos de lutas contra opressão e que promovesse a justiça social era inevitável, movimentos sociais surgiram em Miradouro, em sua maioria ligados a Igreja Católica, esses movimentos tiveram papel importante e definitivo na construção da luta de classes do município, foram eles:Juventude Universitária Católica (JUC), , o MoBoN(Movimento da Boa Nova) e as Comunidades Eclesiais de Base( CEB´s), ambos liderados por Padres ligados, principalmente a uma nova teologia que se aproximava a realidade da América Latina, a Teologia da Libertação (TdL), que segundo Líbano “a TdL.
Ela foi elaborada por teólogos e não pelo magistério oficial da Igreja e o compromisso da TdL é a libertação dos pobres”. Com tudo, a ala mais conservadora Igreja se manifestou de forma contraria, dizendo que a Igreja deve-se preocupar com a espiritualidade do ser, e não em criar um sistema político-econômico que a sociedade deva seguir.
A grande mudança social , promovida pela CEB´s e pelo MOBON alcançada no município de Miradouro, vai além da organização social ela promove realmente a promoção humana.