Clima Urbano: Êxodo rural à Metrópole
Por Silas Dumont Pires Horta | 21/11/2009 | GeografiaA população mundial mudou sua característica de predominante rural para predominante urbana no final do século XX, no qual a maioria das pessoas passou a apresentar em maior concentração nas cidades.
No Brasil, a vinda para a cidade aconteceu em meados da década de 60. O processo brasileiro de urbanização gerou cidades com expressiva degradação das condições de vida e do ambiente urbano.
A partir da década de 70, que os estudos do clima urbano passaram a ser intensificados no Brasil, pois a preocupação com as alterações introduzidas pelo processo de urbanização na qualidade do ar das cidades constituiu-se no principal alerta a despertar o interesse para elaboração desses estudos.
Monteiro, 1984, apud Mendonça, 2003, diz que um considerável número de cidades de porte pequeno, médio e grande no Brasil foi alvo de investigação de seus ambientes atmosféricos urbanos a partir da década de 60.
Os estudos do clima urbano basea-se em campos como o: O termodinâmico e o campo hidrometeórico.
Na fase inicial de pesquisas sobre climas urbanos no Brasil até os dias atuais se observa um grande avanço, a maioria delas na região localizada no Centro-Sul, pois é nesta porção do território brasileiro que também se localiza a maior densidade de urbanização e as maiores áreas urbanas, também é nelasque habitam a maior parte da população brasileira.
Baseado em:
MENDONÇA, Francisco. O Estudo do Clima Urbano no Brasil: Evolução, tendências e alguns desafios. In: MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo; MENDONÇA, Francisco. Clima Urbano. São Paulo: Contexto, 2003. P. 175-192.