CLIMA ORGANIZACIONAL NO SERVIÇO PÚBLICO: UM ESTUDO COM SERVIDORES EFETIVOS E CONTRATADOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE DIAMANTINO – MT

Por Daiane Mahl Duarte | 25/11/2017 | Adm

CLIMA ORGANIZACIONAL NO SERVIÇO PÚBLICO: UM ESTUDO COM SERVIDORES EFETIVOS E CONTRATADOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE DIAMANTINO – MT

Duarte, Daiane M.¹

Soave, Meire²

RESUMO

Este artigo tem como objetivo geral demonstrar a importância do clima organizacional em todas as organizações e especificamente no setor público, em uma escola estadual do município de Diamantino – MT. Além disso, a identificação da percepção sobre o clima organizacional e como este se comporta no ambiente educacional. Também como objetivos específicos: conceituar cultura e clima organizacional; ampliar conhecimentos sobre a Pesquisa de Clima Organizacional; analisar os modelos de análise de clima; a satisfação no trabalho e suas relações; e por fim, definir a escola pública como uma organização e como um objeto de estudo. A Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) realizada é caracterizada como do tipo pesquisa bibliográfica, com exposição de conceitos e ideias de variados autores. Utilizar-se-á da aplicação de uma pesquisa de campo com os funcionários da escola, através de questionário para obtenção de dados que demonstrem a realidade do clima organizacional na instituição de ensino. Com os resultados obtidos através da pesquisa de campo aplicada, sugere-se a implantação de um setor de Gestão de Pessoas ou profissional da área específica que responda por estes assuntos e atenda as pessoas que trabalham na organização, a fim de minimizar as questões que afetam negativamente o clima organizacional.

Palavras-chave: Clima. Organização. Cultura. Pesquisa. Satisfação. Escola

 

ABSTRACT

This article aims to demonstrate the importance of the organizational climate in all organizations and specifically in the public sector, in a state school in the municipality of Diamantino - MT. In addition, the identification of the perception about the organizational climate and how it behaves in the educational environment. Also as specific objectives: conceptualize culture and organizational climate; to increase knowledge about the Organizational Climate Survey; analyze the models of climate analysis; job satisfaction and relationships; and finally, to define the public school as an organization and as an object of study. The Organizational Climate Survey (PCO) carried out is characterized as a bibliographical research type, with an exposition of concepts and ideas of several authors. It will be used the application of a field research with the school employees, through a questionnaire to obtain data that demonstrate the reality of the organizational climate in the educational institution. With the results obtained through applied field research, it is suggested the implementation of a People Management sector or a specific area professional who will answer these questions and assist the people who work in the organization, in order to minimize the issues that affect negatively the organizational climate.

Keywords: Climate. Organization. Culture. Search. Satisfaction. School

 

1 Pós-graduanda MBA em Gestão de Pessoas, Auditoria, Controladoria e Finanças.

2 Doutora em Ciências da Educação.

INTRODUÇÃO

É fundamental demonstrar a importância do estudo de clima organizacional, identificar a percepção de funcionários de uma instituição pública de ensino sobre o assunto, bem como está o clima na organização. A Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) pode ser considerada instrumento que se aplica de modo consciencioso e metódico. Sendo assim, capaz de garantir consistência em praticamente todas as mudanças organizacionais que procuram eficiência, eficácia e qualidade.

Diante do exposto, questiona-se: qual a importância de se conhecer o clima organizacional? Qual a percepção sobre clima organizacional de funcionários de uma instituição pública de ensino? Como está o clima organizacional na organização educacional estadual do município de Diamantino – MT?

O estudo é, contudo muito importante e indispensável, pois ao analisarmos o clima organizacional de uma organização, podemos verificar questões importantes e que só são identificadas através da pesquisa de clima organizacional. A pesquisa de clima organizacional não só mostra como está o clima da organização, como também, se as pessoas envolvidas possuem conhecimento sobre o assunto, se percebem a importância do mesmo e quais os principais aspectos que o estudo de clima envolve. Sendo assim, a pesquisa de clima organizacional irá mostrar aspectos intrínsecos e extrínsecos que somente através de uma pesquisa de campo pode ser percebida. E a escola pública como organização mostra-se um ótimo objeto de estudo no qual há muito ainda a ser pesquisado.

O presente artigo está estruturado da seguinte forma: introdução do estudo, no qual se apresenta o problema de pesquisa, objetivos e a justificativa. Referencial teórico, exposição de conceitos e ideias de variados autores sobre Cultura e clima organizacional; PCO (Pesquisa de Clima Organizacional); Modelos de análise de clima organizacional; Satisfação no trabalho; e Escola pública como organização. A metodologia, com a Pesquisa de Clima Organizacional (PCO).  A análise e discussão dos dados descreve a análise dos resultados da pesquisa. E, por fim, as considerações finais acerca da pesquisa de campo aplicada através de questionário.

Artigo completo: