Cirurgia Câncer de Pulmão

Por Vinicios Ferreira | 20/03/2015 | Saúde

A cirurgia juntamente com outros tipos de terapias, pode ser uma opção de tratamento para o câncer de pulmão que ainda são pequenas em estágio inicial de desenvolvimento. Se caso a cirurgia puder ser realizada, ela oferece uma boa chance de sucesso da cura da doença.

caso o seu médico lhe indicar fazer uma cirurgia, será realizada um teste de prova de função pulmonar antes do tratamento, para verificar se você ainda terá células suficientes do seu pulmão funcionando após a cirurgia. Outros exames verificarão a função do seu coração e de outros órgãos para confirmar que você está preparado o suficiente para a realização da cirurgia. 

Quando o câncer de pulmão esta em um estagia muito avançado ele não responde a cirurgia, sendo assim o médico também solicitará exames complementares para verificar se a doença já se espalhou para outras regiões próximas ao pulmão.

Riscos e efeitos colaterais da cirurgia.


Existem possíveis riscos e efeitos colaterais que podem ocorrer durante a após a cirurgia, esses riscos dependera principalmente do estado em que o paciente se encontra. As complicações mais graves podem incluir efeitos como sangramento intenso, infecções e pneumonia.

A cirurgia do câncer de pulmão é um tipo de operação de alto nível de complicação, e a recuperação do paciente normalmente leva de semanas a meses. Se os pulmões estiverem em boas condições após a cirurgia, geralmente o paciente pode retornar a suas atividades normais depois de algum tempo, mesmo se um pequeno lado ou até mesmo um pulmão inteiro foi removido. Se o paciente tiver outras doenças não cancerígenas, como enfisema ou bronquite crônica ou doenças cardíacas, poderá apresentar ou aumentar a falta de ar nas atividades após a cirurgia. 

Medidas para alivio de sintomas. 

Caso o paciente não puder realizar uma cirurgia de grande porte ou mais intensiva por causa da redução da capacidade de respirar, ou outros problemas clínicos, ou ainda se o câncer está espalhado por outras regioes, outros métodos cirúrgicos podem ser usados para diminuir ou suprimir alguns sintomas. 

Derrame pleural. 

No caso de derrame pleural que esteja precionando  os pulmões e causando dificuldades para respirar, o médico pode realizar um procedimento chamado pleurodese. 

Pleurodese - Neste procedimento é realizado um minúsculo corte na pele da parede do tórax, para implantar um dreno que permitirá a retirada do líquido pleural.  Após este procedimento um talco ou um medicamento é inserido levemente na no corte feito no tórax, para que possa evitar que o liquido pleural possa sair novamente de dentro da cavidade pleural. Esse dreno geralmente fica no local do corte por alguns dias para drenar qualquer líquido que possa se acumular durante o tempo.

A colocação do cateter é outra maneira utilizada para controlar o acúmulo de líquido. Um lado do cateter é colocada na caixa torácica através de uma pequena corte na pele, e o outro lado é deixada de fora do corpo. Esse procedimento é realizado em consultório ou hospital. Uma vez no lugar, o cateter pode ser ligado a um frasco especial a vácuo ou outro dispositivo para permitir que o fluido seja drenado sempre que necessário.  

Caso você queira saber mais sobre os tratamentos do câncer de próstata eu lhe indico este artigo >>> Tratamento câncer de próstata <<<