Cidadão crítico X desacato

Por Cristiane Ortega Lopes | 03/10/2012 | Educação

A escola investe em formação de cidadãos críticos, capazes de formar opiniões sobre diversos assuntos, discernir e tomar decisões sem agir por impulso.

Ser um cidadão crítico é ser capaz de analisar acontecimentos não apenas pelo olhar do que se está explícito, mas também sob a perspectiva implícita dos fatos. Pesar o porquê dos fatos, deduzir os motivos que podem estar influenciando as ações tomadas e aí sim, se considerar esses motivos fúteis, expor suas opiniões com sabedoria e argumentos fortes o suficiente para convencer sobre seu modo de pensar.

As pessoas não podem ser críticas e falar por “achismos”, elas devem ter certeza do que afirmam para não levantar falsas acusações e nem correrem o risco de serem expostas ao ridículo, portanto, para ser um cidadão crítico deve-se estar sempre informado sobre conhecimentos gerais.

Algumas pessoas são flagradas em situações de desacato justamente por não se atentarem à diferença entre ser crítico, saber argumentar com sabedoria e ser teimoso, insistir em algo que está claro que não é correto. O cidadão crítico conhece seus direitos Legais e analisa fatos dentro da Lei, e não debate com as pessoas sem a certeza de que está agindo dentro da Lei.

Muitos alunos são considerados críticos pelos pais, mas não passam de jovens rebeldes, haja visto os exemplos a seguir: Uns dizem: “Não vou fazer essa lição porque você me mudou de lugar e não quero sentar lá!” Mesmo sabendo que o antigo lugar estava prejudicando seus estudos, pois havia influências de colegas que conversavam muito, ele se acha no direito de desacatar a decisão de um professor, que em geral, só toma as decisões após diversos alertas verbais.

Há os que desrespeitam professores com respostas mal educadas como o caso do aluno que sai da sala sem autorização e quando volta o professor o repreende e pede para que fique fora da aula. Imaginem se todos os alunos resolvessem passear pela escola a hora que bem quisessem, como seriam as aulas?

Os exemplos citados são desacato e devem ser levados ao conhecimento dos pais.