Cidadania
Por Eliana Aquino de Assis | 24/01/2012 | FamíliaTODOS TÊM DIREITO À CIDADANIA
É complicado dizer que todos têm direito à cidadania, seria mais preciso afirmar que, todos “deveriam” ter esse direito.
As políticas sociais até existem, difícil é fazê-las cumprir, principalmente para as pessoas que vivem à marginalidade, em condições de extrema pobreza. Hora por conta das verbas que são insuficientes, hora por conta da dificuldade que essas pessoas têm em aceitar as regras que essa política as impõem.
São Pessoas acostumadas a viver sem compromissos, sem responsabilidades, sem nenhuma obrigação. Isso sem contar com os vícios que as dominam, crack, álcool, maconha, entre outros.
Essas pessoas já estão tão acostumadas com a condição sub humana, que muitas delas simplesmente se recusam a ir para os abrigos, pelo simples fato de ter que tomar banho todos os dias.
Para tentar resolver, teríamos que ir à raiz dos problemas e não nos efeitos. Sei que seria drástico, mas, somente se retirássemos a guarda dos pais de toda criança oriunda de moradores de rua, conseguiríamos, não digo exterminar, mas minimizar esses defeitos. Dar a essas crianças a oportunidade de um dia se tornarem cidadãos, ensinando-lhes os princípios básicos da cidadania, oferecendo-lhes um lar onde elas pudessem ter e gostar de ter dignidade. Para isso seria preciso alterar as leis que regem a adoção, deixar de priorizar a família biológica dessas crianças, que na maioria das vezes, é o pior caminho.
Difícil? Mas não impossível. Se não tentarmos, nunca saberemos.