Cidadania na escola

Por Zilda Franco de Carvalho | 20/07/2018 | Educação

A escola é considerada uma das instituições mais importantes na formação do aluno para a cidadania. Nessa perspectiva, é necessário que o ambiente escolar tenha o aluno como sujeito na construção de sua identidade, além de um ensino pautado no contexto social do aluno.

O aluno, ao chegar no ambiente escolar, vive um processo de interação social e vivencia a diversidade que há no meio escolar. Nesse sentido, a instituição de ensino deve, em consonância com as leis vigentes integrar e trabalhar no currículo escolar temas transversais de forma sistemática para que o aluno vivencie a construção de um aprendizado crítico e com respeito aos sujeitos do meio em que vive, uma vez que entende que cada aluno é sujeito ativo e participa de sua aprendizagem por meio de interação entre os pares.

Outro fator fundamental é que o profissional pedagógico tenha um perfil pesquisador para a atualização de seu método de ensino, em que tenha como objetivo aulas interativas e diversificadas, integrando os conteúdos curriculares ao contexto social do aluno. Entende-se também, que cada sujeito tem seu tempo para aprender; logo o docente deve preparar atividades diferenciadas, de modo a contemplar todos os educandos em suas possiblidades e potencialidades de aprendizagem.Nessa concepção, o professor trabalhará as especificidades do aluno com aulas significativas para o progresso do aprendizado da turma.

Portanto, podemos dizer que o ensino vinculado ao contexto social do aluno e com profissionais com senso crítico,desenvolverá atividades escolares atrativas que contemple todos os alunos, tendo em vista suas singularidades, além de fazer com que o aluno exerça seus direitos e deveres de forma consciente. Além do mais, a cidadania estará sendo vivenciada pelo aluno tendo-o como sujeito de sua própria história e com respeito ás diversidades.

Zilda Franco de Carvalho – professora na rede municipal de ensino.