Cicloturismo na Ásia
Por JULIO BORGES DA SILVA | 16/12/2015 | SaúdeViajar já é uma experiência incrível e se você deseja incrementar a sua viagem como passeios turísticos de bicicleta, essa experiência pode se tornar ainda mais linda e inesquecível. E se seu próximo destino é o Continente Asiático você não pode deixar de ler esse post com tudo que você precisa saber sobre passeios de cicloturismo na Ásia.
Hoje vamos te recomendar especificamente a Tailândia, localizado no sudeste asiático, é considerado um país cômodo para o Cicloturismo. Possui estradas rurais e caminhos em bom estado, com muito pouco trânsito de carros, nos que, além disso, sempre se encontra alguma pequena loja onde comprar água e comida cada poucos quilômetros. Uma das impressões que você vai levar da viagem é a amabilidade dos tailandeses. Não faltarão pessoas que te cumprimentam e te presenteiem com um sorriso. Além disso, você poderá desfrutar das lindas paisagens que passam ao lado enquanto você pedala, tanto a praias como as selvas interiores te oferecem uma beleza impactante. No entanto, pode ser complicado encontrar uma oficina ou borracharia, por isso é aconselhável levar umas câmaras extras, freios, ferramentas, etc
Equipamento e Planejamento: Conselhos prévios
1. Saúde. Ter uma boa saúde e resistência física.
2. Treinamento. Treine com assiduidade antes de empreender ma aventura de bicicleta em outro lugar do mundo.
3. Planificação. Planeje bem as etapas e os descansos.
4. Época do ano. Não faça a rota na época das chuvas (entre maio e outubro) ou em épocas de muito calor (entre março e maio). Os melhores meses são entre novembro e março.
5. Peso na bicicleta. Leve pouco peso na bicicleta: um pequeno kit de primeiros socorros, protetor solar, água suficiente e roupa leve.
6. Bolsas. Para transportar coisas na bicicleta use bolsas preferivelmente impermeáveis.
7. Roupa. Leva algo de agasalho para o ar condicionado dos aviões, ônibus e trens. Seria conveniente que na sua bagagem tenha também um colchão inflável ou saco de dormir.
9. Câmera de fotos. Para guardar as maravilhas da paisagem rural e urbana você não pode esquecer a sua câmera ou celular. Protege-a com uma bolsa isotérmica contra o calor e a chuva.
10. Calçado. Leve calçado de descanso e sandália para o banho.
Durante a rota cicloturista: Conselhos gerais
1. Reserve energias.
São muitas horas por dia que você vai passar pedalando, assim que vá com calma. Um cicloturista sabe que deve pedalar com cadência e ir reservando energias. Se o caminho é longo, você deve ir preparado para tomar um tempo para descansar. Se o passeio começa cedo o que é bastante recomendável, não exagere no café da manhã, é melhor tomar um café levinho e depois fazer paradas ao longo da manhã para lanchar algo. Assim você mantém um nível de glicose mais uniforme.
2. Beba muita água.
Não esperes ter sede para beber água. A hidratação é fundamental para o seu rendimento e para manter o bom humor.
3. Não exagere nos quilômetros do roteiro.
Planeje sempre um recorrido menor do que o que você acha que sim, consegue. No caso do Cicloturismo como em outros casos menos é mais!
4. Viaje em grupos reduzidos.
O número ideal de pessoas para viajar de bicicleta seria no máximo quatro ciclistas, já que cada um tem seu ritmo e fica difícil manter o mesmo ritimo com grupos muito grandes. Você tem que considerar que o objetivo de uma viagem cicloturista é diferente para cada um. O bom é que se você vai em grupo, podem se revezar para cuidar das bicicletas e da bagagem enquanto os outros tomam banho ou visitam um monumento por exemplo.
Se você gostou deste artigo, veja mais em www.bikeloko.com.br/dicas.