China – Reino das Bicicletas?

Por Tainá Gonçalves | 04/10/2012 | Adm

Pela internet, circulam algumas fotos curiosas de chineses e suas bicicletas. A China é um país onde as bicicletas reinavam, embora as ruas de Pequim estejam começando a dar mais espaço para os carros. Ainda assim, as bicicletas ainda não perderam a vez. O país sedia a maior feira empresarial do mundo para exposição e compra de produtos, a Canton Fair, que possui três fases, e uma delas mostra bicicletas, autopeças, etc. As vendas de bicicletas diminuíram, mas ainda continua considerável. A China é o maior mercado de bicicletas do mundo, com uma frota de 435 milhões. Este número diminuiu, pois há 10 anos, aproximadamente, a frota de bicicletas era de 670 milhões. Houve uma queda de 35%, embora este número ainda seja grande.

As bicicletas disputam espaço na China

As bicicletas ainda brigam por espaço nas ruas chinesas. O número de carros privados corresponde ao número de habitantes de São Paulo. Em Pequim, há 3,3 habitantes por veículo, ou seja, 3,29 milhões de veículos. As ruas estão dominadas por carros, e a cada dia passam a circular em média, cerca de mil novos veículos. E as estatísticas das autoridades apontam que este número irá aumentar cerca de 10% ao longo dos anos.

Houve 28 milhões de vendas destes veículos de duas rodas na China, somente no ano passado. Na época das Olimpíadas de Pequim, em 2008, o governo chinês incentivou a população a utilizarem suas bicicletas, com medidas de redução do número de automóveis nas ruas.

A produção de bikes na China

O país produz anualmente uma demanda de 100 a 120 milhões de magrelas.  As bicicletas sem dúvidas, ainda continuam dominando as ruas da China, embora muitos chineses estejam abandonando o hábito. Além disso, ainda há as bicicletas elétricas, que quase foram proibidas em  Shenzen, por serem consideradas muito silenciosas, sendo responsáveis por 16% dos acidentes de trânsito no ano passado.