Chá pode levar a impotência masculina: mito ou verdade?
Por Priscila Dias de Carvalho | 13/03/2011 | SaúdeIntrodução
Quando se pensa em potência masculina na mentalidade popular brasileira ideias de força e agressividade vem à mente.
O chá é de conhecimento popular que relaxa e diminui a agressividade assim no Brasil ao unir essas premissas concluem que leva a impotência.
O conhecido chá mate leão e o de canela são de consumo popular.
Esse artigo visa refletir com base no conhecimento cientifico atual se é verdade ou mito.
A impotência masculina ou disfunção erétil
Definição
O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de chá, ou Camellia sinensis. Geralmente é preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos. O chá é a bebida mais consumida no mundo.
O chá pode causar impotência? MITO! O chá irá trazer apenas benefícios para os homens.
A origem etmologica da palavra chá
O carácter chinês para chá é 茶, mas tem duas formas completamente distintas de se pronunciar. Uma é 'te' que vem da palavra malaia para a bebida, usada pelo Dialecto Min-nan que se encontra em Amoy.
Outra é usada em cantonês e mandarim, que soa como cha e significa 'apanhar, colher'.
Esta duplicidade fez com que o nome do chá nas línguas não chinesas as dividisse em dois grupos:
Línguas que usam derivados da palavra Te: alemão inglês, dinamarquês, hebraico, húngaro, finlandês, indonésio, italiano, letão, tamil, sinhala, francês, holandês, espanhol, arménio e latim científico.
Línguas que usam derivados da palavra Cha: hindi, japonês, português, persa, albanês, checo, russo, turco, tibetano, árabe, vietnamita, coreano, tailandês, grego, romeno, swahili, croata.
Historia do chá
Historicamente, a origem do chá como erva medicinal útil para se manter desperto não é clara. O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época da dinastia Tang.
Pois com o tratado de Lu Yu ,conhecido como o primeiro tratado sobre essa bebida com caráter técnico no século VIII,define o papel da China como responsável pela introdução do chá no mundo
No inicio do séc. IX, a cultura do chá foi introduzida no Japão por monges budistas que levaram da China algumas sementes que se desenvolveu rapidamente.
O chá experimentou nestes dois países - China e Japão - uma evolução extraordinária, abrangendo não só meio técnico e econômico, mas também os meios artísticos, poéticos, filosóficos e até religiosos.
No Japão, por exemplo, o chá é protagonista de um cerimonial complexo e de grande significado.
Inicialmente, foi o Japão responsável pela divulgação da utilização do chá, fora da China, porém sua chegada a Europa não foi rápida.
Referências antigas na literatura europeia a respeito do chá, mostram o relato de Marco Pólo em sua viagem e que o português Gaspar da Cruz teria citado o chá numa carta dirigida ao seu soberano.
Já a sua importação para o continente europeu ocorreu no início do séc. XVII pelos holandeses, em função do comércio que então se estabelecia entre a Europa e o Oriente.
A partir do século XIX na Inglaterra, o consumo de chá difundiu-se rapidamente, tornando-se uma bebida muito popular. Essa popularidade estendeu-se aos países com forte influência inglesa, como os Estados Unidos, Austrália e Canadá. Hoje, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo.
O chá experimentou nestes dois países - China e Japão - uma evolução extraordinária, abrangendo não só meio técnico e econômico, mas também os meios artísticos, poéticos, filosóficos e até religiosos.
No Japão, por exemplo, o chá é protagonista de um cerimonial complexo e de grande significado.
A chegada do chá à Europa não foi rápida.
Os dados mais antigos que se encontram na literatura européia a respeito do chá são atribuídas a Marco Pólo, no relato da sua viagem, e ao português Gaspar da Cruz, que teria citado o chá numa carta dirigida ao seu soberano.
Já a sua introdução no continente europeu ocorreu no início do séc. XVII, em função do comércio que então se estabelecia entre a Europa e o Oriente.
Foram os portuguesês que chegaram ao Japão em 1560.
Em breve a Europa começou a importar as folhas, tendo a bebida tornado-se rapidamente popular, especialmente entre as classes mais abastadas na França e Países Baixos.
O uso do chá na Inglaterra é atribuído a Catarina de Bragança,filha de D.João IV,vprincesa portuguesa que casou com Carlos II da Inglaterra.
Catarina levou para a Inglaterra muitas riquezas que
faziam parte do dote.
Uma delas foi a cidade de Bombaim, na Índia, sendo a
primeira colónia do grande império que tiveram na Índia.
Além da cidade como dote, levou na bagagem umas certas folhinhas que os
ingleses adoraram: o chá!
Assim pode ser situado a introdução do consumo do chá na Inglaterra cerca de 1660 já no século dezessete .
Assim patrocinava "Tea parties", sem ter consciencia de que esse costume seria tao aceito virando costume ingles ,sendo apreciado pelas mulheres e, posteriormente, daí passou a ser também do gosto masculino.
O chá era bebido em cafés e seu consumo foi crescendo desde o final do século XVII, sendo que era bebido a qualquer hora do dia até o início do século XIX, quando a tradição chá da tarde ("five o'clock tea") foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford em Londres .
Costume até hoje no século vinte e um seguido na Inglaterra e apreciado nos países de língua inglesa.
Ao que parece, foram os holandeses que levaram pela primeira vez o chá à Europa, intensificando o seu comércio, mais tarde desenvolvido pelos ingleses.
Na Inglaterra, o seu consumo difundiu-se rapidamente, tornando-se uma bebida muito popular.
Essa popularidade estendeu-se aos países com forte influência inglesa, primeiramente nos Estados Unidos, depois na Austrália e Canadá.
A lenda da origem do chá
Conta uma lenda chinesa que no ano 2737 a.C., o imperador Shen Nung descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que seus servos ferviam para beber. Atraído pelo aroma, Shen Nung .
Folhas caíram no recipiente, aguçando a curiosidade de Nung, um herbalista renomado. Ele, então, resolveu provar a infusão criada acidentalme provou o líquido e adorou. Nascia aí, o chá.
Referê à infusão das folhas de chá verde, provenientes da planta Camellia sinensis, originária da China e da Índia. Na verdade, o primeiro registro escrito sobre o uso do chá data do século III a.C.
O tratado de Lu Yu, conhecido como o primeiro tratado sobre chá com caráter técnico, escrito no séc. VIII, durante a dinastia Tang, definiu o papel da China como responsável pela introdução do chá no mundo.
Os chás mais consumidos no Brasil
Entre os chás mais consumidos no Brasil está o mate Leão.
Benefícios do consumo do chá:
Em geral pois cada tipo tem suas propriedades benéficas especificas .
Apresenta em sua composição vitaminas, complexo B,Vitamina C, Vitamina D,Sais Minerais ,Calcio ,Manganes,Calcio e Potassio.
Apresenta antioxidantes em forma de polifenois na sua composição.
- melhora os níveis de concentração
- aumenta os níveis de energia
- é um estimulante do bem-estar geral
- pode ser utilizado como prevenção e tratamento de aterosclerose (a formação de placas
- nocivas nas paredes das artérias e que pode levar à sua obstrução completa)
- é ótimo na prevenção da diabetes
- diminui o risco de doenças cardiovasculares
- previne contra o cancro (inibe o desenvolvimento de células cancerígenas, impede o fornecimento de sangue ao tumor e incentiva a autodestruição das próprias células cancerígenas)
- contribui para a diminuindo dos níveis de "colesterol mau" (LDL - lipoproteína de baixa densidade)
- melhora o metabolismo lípido
- tem um efeito anti-bacteriano significativo
- purifica o organismo, eliminando toxinas
- combate a retenção de líquidos
- Camomila: os seus efeitos tranquilizantes no sistema nervoso são muito conhecidos, bem como o poder calmante que tem sobre problemas de estômago.
- Cidreira: indicado para combater cólicas e gases, é ainda um calmante natural para estados de nervosismo e de insônia.
- Dente-de-leão: desintoxica o fígado, estimulando o seu funcionamento saudável.
- Gengibre: para além de acalmar o sistema digestivo, é um excelente energizante natural.
- Hortelã/Menta: relaxa os intestinos, incentivando o seu funcionamento pleno e regular, sendo ainda aconselhado para perturbações de estômago.
- Maça: antidiarreico e o auxiliar perfeito para uma boa digestão, tem ainda propriedades sedativas.
- Valeriana: auxilia nas perturbações do sono, sendo um substituto natural dos vulgares comprimidos para dormir. "
- Previne doenças cardiovasculares
- Reduz o colesterol
- Preserva a densidade óssea
- Previne o cancro digestivo
- Desperta a mente.
[...]