Certeza da Salvação

Por Edgar Henrique costa e costa | 02/03/2015 | Bíblia

Certeza da Salvação

Se você morrer hoje, tem certeza de que vai para o “Paraíso”?

Atualmente, muitos se perguntam se realmente vão para o “Céu”, até mesmo os que já aceitaram Jesus como seu único e suficiente salvador. Por isso esse estudo é dividido em dois capítulos onde se encontram afirmações de pessoas que tem duvida sobre sua salvação e, através desse estudo estas duvidas serão respondidas.

 

Capitulo 1

“Nunca irei conseguir viver uma vida de obediência total a Deus sem pecar.”

A nossa salvação não vem por boas obras, pois é um dom ou dadiva de Deus no qual Ele nos da gratuitamente. E também para que muitos não venham se gloriar (Rm 6:23; Ef 2:9)

Como sabemos, a todo o momento cometemos erros, seja em pensamentos, palavras e ações; se não fosse à graça de Deus o que seria de nós? Então, o que fazer?

Se depois que tiver recebido Jesus como Salvador e pecar, não se perde a salvação, mas perde-se a comunhão com Deus. "E esta é a mensagem que temos ouvido Dele e vos anunciamos: Deus é luz, e não há treva alguma Nele." (I Jo 1:5). Portanto, se não houver comunhão com Deus, passaremos a trilhar um caminho sombrio.

 Cego estará, pois a Luz abandonou.

Sendo assim, sem uma autêntica comunhão com Deus nos distanciaremos do Novo e
Vivo; Caminho da Paz; a Luz que nos guia e nos orienta para um caminho da morte. (Hb 10:20; Lc 1:79; Rm 8:14; Jr 21:8; )  E quatro passos primordiais para que uma mudança de rumo aconteça são:

  1. 1.      Reconhecer seus pecados: pois se você não reconhece seus pecados, não tem como você se arrepender deles.
  2. 2.      Arrepender-se: que é muito diferente de sentir remorso.
  3. 3.      Confessa-los a Deus: pois ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar (limpar) de toda injustiça; pois, com a boca se faz confissão para a salvação (1 Jo 1:9; Rm 10:10).

 

  1. 4.      Pedir perdão ao Pai em Nome de Jesus: pois com Ele a perdão; e pelo Seu nome recebemos o perdão; e por Seu Nome somos vivificados (Sl 130:4; At 4:43; Sl 143:11)

Você voltará a está em comunhão com Deus. Deus nos perdoará; pois Ele demonstrou Seu amor (a morte de Cristo por nós, sendo ainda pecadores) para conosco (Rm 5:8).

 Mas não devemos nos apoiar nesse amor e como pretexto para viver desenfreadamente; pois, acidentes acontecem, mas se puder, evite-os; pois arrependimento vem de mudar de parecer, de pensar e deixar de fazer, para que não aconteça coisa pior (Jo 5:14). Não usemos a liberdade que Cristo nos dá como pretexto para encobrir a malicia (1 Pe 2:16).

Capitulo 2

“Não senti nada quando aceitei Jesus; sendo assim acho que não sou um escolhido.”

Em primeiro lugar, devemos entender que o ser humano e constituído de espirito, alma e corpo. “Somos um espirito que tem uma alma e abita em um corpo” (Kenneth E. Hagin, S/D). O homem é um ser espiritual (Hagin S/D), pois fomos feito a imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26) e como Deus é Espírito (Jo 4:24) compreendemos que somos também espirito.

 Ao aceitarmos Jesus nossa alma continua a mesma, e por essa razão ela nos envia um sentimento de que nada mudou, assim, abafando a fé ocasionando a incredulidade.  Aceitando Cristo, estamos afirmando que precisamos de Sua Salvação e queremos uma nova vida, e para isso precisamos ter a certeza de que a Salvação é uma graça dada a todos que a buscam, e para que tudo esteja conforme a vontade de Deus; deve-se batizar-se (Mt 3:15). Para Hagin (S/D) O espírito do homem, o homem mais interior, o homem verdadeiro, recebe a Vida eterna e nasce de novo. Mas seu intelecto e as suas emoções, que compõem a sua alma ainda precisam ser tratada”.

O ser humano é movido por emoção (alma), e como já vimos, ela deve ser tratada. O apostolo Pedro, mesmo sabendo que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus vivo, começou a repreendê-Lo quando Jesus afirmou que deveria padecer muito e ser rejeitado. E Jesus, Virando-se para Seus discípulos, disse: “Retira-te de Minha vista, Satanás; porque não tens em mente (alma) as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens.” Até certo momento, Pedro tinha seus pensamentos(alma) nas coisas terrenas e sendo assim, o maligno poderia guia-lo ou orienta-lo por meio disto, pois ele é inimigo de nossas almas e não cessará de falsear os retos caminhos do Senhor (At 13:10).

Em uma visão, Hagin aprende sobre o caminho numero um, o caminho primário para que Cristo nos guie. O chamado “Testemunho interior”. A bíblia diz que: “Contudo, de uma ou de outra maneira, fala Deus; porem, o homem não entende” (Jó 33:14) Assim como os profetas da Antiga Aliança, Deus fala ao nosso coração (espirito) através de Seu Espirito.

Nossa salvação não esta confirmada pelo que sentimos, pois o próprio Espirito de Deus testifica ao nosso espirito que somos filhos de Deus. (Rm 8:16).

A bênção da salvação não se torna real na vida do pecador por meio de sentimento ou emoção pessoal e, sim, pela morte de Jesus como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29).

“Uma vez salvo, salvo para sempre? A resposta é “NÃO”! Temos que perseverar até o fim. A Bíblia nos afirma: “E sereis odiados por todos por causa de Meu Nome; mas aquele que persevera até o fim, esse será salvo” (Mt 10 : 22; Mc 13:13; Mt 24:13). Então, se permanecermos na fé, crendo mesmo sem ver, receberemos a coroa da vida.      

O que não persevera na doutrina de Cristo[1], não tem a Deus, mas quem persevera tem tanto o Pai quanto o Filho. A perseverança na doutrina de Cristo salvará tanto a si mesmo quanto as que te ouvem. (2 Jo 1:9; 1 Tm 4:16).

Não desista. Jesus te ama. Sabe o que Ele deseja? Deseja que todos os homens sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade. (1 Tm 2:4)

 

 

Referencias:

Bíblia Versão (Reina valera, João Ferreira de Almeida e Nova Tradução da Linguagem de Hoje).

FERREIRA, Manoel. Manual para grupos familiares: Instruções práticas para evangelismo nos lares. Ed: Karis. Goiania, GO, 2012, 172p.

HAGIN, Kenneth E.: How you can be led by the Spirit of God (Como Ser Dirigido Pelo Espirito De Deus). Ed: Graça editorial. Rio de Janeiro, RJ, 142p.



[1] Doutrina = ensino: "E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo."  (Lucas 10 : 27)

Artigo completo: