Centenário de Claude Lévi-Strauss
Por Mileny MILENY | 24/11/2008 | FilosofiaO ser humano tem dentro de si a ânsia pelo conhecimento, já afirmava Aristóteles: "Todos os homens tem por natureza desejo de conhecer".
No que se refere ao antropólogo, à relação que concretiza o conhecimento se dá no trabalho de campo. Nesse trabalho árduo, de olhar atentamente, observar, seguir os rastros do objeto ainda desconhecido, tornando-se ouvinte, investigador, intérprete participante da realidade.
Assim podemos dizer, que a ânsia por conhecer e compreender outras culturas é o que fez do antropólogo, etnógrafo, Claude Lévi-Strauss a imergir em um cotidiano de outra cultura, passando a interpretá-la e compreendê-la.
Dia 28 de novembro, comemora-se o centenário de nascimento de Claude Lévi-Strauss. Fundador da Antropologia Estrutural, esse antropólogo francês, nascido em Bruxelas, tornou-se conhecido internacionalmente através de seus estudos sobre a mitologia, as estruturas do parentesco, a lingüística.
Em 1934 chegou ao Brasil, tornando-se professor da Universidade de São Paulo (USP), tendo a oportunidade de pesquisar as comunidades indígenas no Mato Grosso e na Amazônia.
Lévi-Strauss foi um dos responsáveis pela difusão da cultura indígena internacionalmente, já que um dos papéis do antropólogo é nos auxiliar no conhecimento histórico e comparativo de culturas distintas.
A Cultura é o objeto de estudo dos antropólogos e respectivamente da antropologia, pois procura entender o estilo de vida dos seres humanos, despojando-se dos seus preconceitos e valores, para compreender outros valores e assim, abrir-se a diferentes culturas. E Lévi-Strauss, mais do que ninguém, soube fazer isso muito bem, compreendendo que não existe uma cultura melhor do que a outra.
Por isso, necessitamos aprofundarmos
nossos conhecimentos, afinal, enquanto existirem seres humanos, será necessário
uma explicação do fenômeno cultural.Lévi-Strauss nos ensinou o caminho das
pedrinhas, agora temos que percorrê-las.
Mileny Reche de Oliveira. Assistente Social,Mestranda em Sociologia pela
Universidade de Coruña/Espanha.