CAUSAS E EFEITOS DO ABSENTEÍSMO NAS ORGANIZAÇÕES

Por Ana Carla Mendes de Souza | 15/12/2016 | Adm

INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo analisar ascausas do absenteísmo nas organizações, o desempenho de colaboradores nas empresas e como a falta de comprometimento empresa/ colaborador/ fornecedor, pode afetar o resultado final. Será pesquisado ao decorrer do trabalho, as causas e motivos do absenteísmo nas organizações, suas formas e como isso afeta a empresa. Estudaremos os erros que algumas empresas cometem antes mesmo da contratação de um funcionário e como é possível aprimorar o conhecimento para evitar erros simples nas contratações.

As avaliações de desempenho feitas nas empresas permitem uma maior aproximação entre a chefia e os funcionários, através da definição dos resultados a serem alcançados com o trabalho. Elas identificam os funcionários com potencial para assumirem novos cargos e funções de um nível mais elevado.Uma das formas de motivação é dar autonomia aos funcionários, mostrando que todos fazem parte do mesmo negócio. Cada indivíduo tem a sua motivação e a maior parte delas está em outras áreas fora do ambiente de trabalho. É importante descobrir quais as dificuldades que impendem que essa motivação seja também dentro do ambiente de trabalho (LACOMBE, 2011).

As empresas estão investindo e se preocupando com o desempenho e o bem-estar do funcionário, garantindo que ele exerça seu trabalho de forma adequada, um funcionário motivado tende a cumprir as suas tarefas e se tornam muito mais capazes.

Para que haja interesse e motivação dos colaboradores, as empresas estudam maneiras de lidar com esse tipo de problema e identificam nas organizações, falhas que causam a desmotivação dos funcionários, verificamos que existem líderes que abusam do poder de autoridade com os colaboradores, é uma das causas que os levam a se ausentarem do seu ambiente de trabalho e procurarem outra empresa que os respeitem e que ofereçam um plano de carreira.

O objetivo deste artigo é identificar o processo de absenteísmo em uma organização, e suas possíveis causas,buscar através de autores o que ocasiona o crescimento do absenteísmo entre funcionários e pessoas envolvidas na organização, como diminuir a desmotivação dentro das organizações para agregar possíveis melhorias nas empresas.

  1. REFERENCIAL TEORICO 

1.1 IMPACTOS DO ABSENTEÍSMO NAS ORGANIZAÇÕES 

Os impactos do absenteísmo nas organizações têm sido uma das maiores preocupações e desafios dos gestores de recursos humanos, pois têm um efeito negativo e pode gerar desconfiança nos clientes da empresa. 

Absenteísmo ou ausentíssimo é a frequência e/ou duração do tempo de trabalho perdido quando os colaboradores não comparecem ao trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os colaboradores se encontram ausente do trabalho, seja por falta, atrasos, ou algum motivo interveniente.  O índice de absenteísmo pode ser mensal ou anual. Se o índice de absenteísmo mensal é de 3%, por exemplo, a organização conta, na realidade, com 97% de sua força de trabalho no período. As causas e consequências das ausências foram intensamente estudadas através de pesquisas que mostram que absenteísmo é afetado pela capacidade profissional das pessoas e pela sua motivação para o trabalho, além de fatores internos e externos ao trabalho (CHIAVENATO 2010 pag. 8). 

Vale ressaltar também que o absenteísmo deve ser tratado de forma controlada, ou seja, um maior suporte na tratativa desse assunto ou, pode-se dizer desse problema. 

A partir do momento que o trabalho torna-se uma obrigação, deixando de ser um recurso, diminui-se o comprometimento dos funcionários com as organizações em que estes trabalham. Para Maslach e Leiter (1999, p. 17) é nesse fenômeno que reside um dos fatores que conduzem à disfunção social no local de trabalho.

 

Para Chiavenato (2000, p. 20), a variação nas tarefas pode provocar tanto efeitos desejáveis como indesejáveis. Os desejáveis pode ser o aumento de produtividade, redução da rotatividade, falta e atrasos ao serviço. Os efeitos indesejáveis vêm em forma de baixa produtividade, queda de qualidade, clima ruim entre outros fatores que provocam a desmotivação.

Um alto índice de absenteísmo nas organizações pode ser causado por fatores diversos que estão presentes no cotidiano das organizações: motivos pessoais, falta de motivação, problemas financeiros, má conduta no trabalho, problemas de saúde, trazendo prejuízos ao ambiente de trabalho, a produtividade e causando prejuízo ao lucro da empresa; que consequentemente afeta o cliente final.

Há vários fatores e diversos tipos de absenteísmo, nas organizações, reforçando assim a importância de analisar o quanto antes suas causas, pois o absenteísmo muitas vezes apresenta causas sociais ou psíquicas, e não materiais. Por esse motivo, uma das melhores maneiras de combater o absenteísmo é fomentar as relações humanas dentro da empresa, fazendo com que os danos sejam mínimos.

Em relação ao absenteísmo, Chiavenato (2010, p.08) explica que: 

[...] é extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

 

Ainda para o autor: “Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, com sentimentos, desejos e temores. O comportamento no trabalho, como o comportamento em qualquer lugar, é uma consequência de muitos fatores motivacionais” (1997, p.246).

Segundo o autor Toledo (1981, p.36): “[...] As modernas concepções de motivação, estão de acordo em que o processo de motivação está relacionado com a sucessiva satisfação dessas necessidades”.

Diversos fatores influenciam o crescimento do absenteísmo nas organizações, os mais comuns são: doença comprovada, doença não comprovada, razões diversas, familiar, atrasos involuntários, faltas voluntárias por motivos pessoais, dificuldades e problemas financeiros, problemas de transporte (atrasos), baixa motivação, supervisão mal executada, politicas inadequadas da organização (CHIAVENATO, 2004, p. 63).

Sendo assim, o aumento desses problemas eleva as causas de absenteísmo e devem ser diagnosticados e tem que haver uma ação precisa por parte dos gestores, para tentar assim, reduzir os atrasos e ausências dos colaboradores. Para poder alcançar seus objetivos as empresas devem utilizar um ou mais índices para verificar as ausências citadas.

Segundo Mazzilli (2004, p. 28), o comparecimento com o trabalho é condição necessária para a eficácia de uma organização. Quando ocorre a falta imprevista de um funcionário, ocorre um rompimento no fluxo de operações que vai refletir na queda da produtividade, bem como sobrecarrega outros trabalhadores.

[...]

Artigo completo: