CAUSAR OU ESTIMULAR EMOÇÕES ?

Por joana rosa rodrigues | 08/09/2011 | Saúde


CAUSAR OU ESTIMULAR EMOÇÕES ?

Quando o ser humano consegue identificar e assumir sua responsabilidade diante da situação que está lhe afligindo, sai do papel de vítima e se transforma no agente da própria mudança.

"Ninguém pode causar ou ser responsável por minhas emoções ". J.Powell.
A verdade é que ninguém pode causar algum mal a outro, a não ser que este o permita. Poderá, sim, estimular emoções que já estão latentes nele, esperando para vir à tona a qualquer momento.

"A diferença entre causar e estimular emoções é crucial para meu processo de autoconhecimento e para o meu relacionamento com o outro". P.174

Assim, identificando cada emoção, poderá lidar com ela sem se culpar ou julgar o outro, e tentar de forma saudável encontrar alívio e solução, as quais estão dentro de si mesmo. "Conheça-te a ti mesmo". Sócrates - 476 aC.

Cada ser reage de maneira diferente a cada emoção, isso vai de acordo com aquilo que está dentro de cada um, sua vivência e experiência de vida.

O importante é identificar cada emoção, pois ela sempre quer ensinar algo, e, aprender com cada uma dela, a fim de levar uma vida mais tranquila, feliz e com harmonia, evitando, assim, uma série de doenças de origem psicossomáticas.

Bibliografia : Construindo a Relação de Ajuda ? Miranda, Clara F. e Márcio L.