Casinha no Campo... Adoro...
Por Aurênio Nascimento | 04/05/2011 | CrônicasCasinha no campo... Adoro...
Chove...chove...chove sem parar. Aleluia! Dia cinzento, chuva de outono e um toque de frente fria do sul. Cenário completo para a pipoca, um bom filme e, por último, um dia perfeito para se "aninhar" entre lençóis e cobertores. Não tem nada melhor para um domingo sem grandes perspectivas. Minha Lindinha concorda. Ainda bem.
Quem mora no campo sabe reconhecer e agradecer como ninguém esta dádiva da natureza. Que delícia de chuvinha contínua. Aliás, o ano começou quente e seco, mas agora tem sido generoso com aqueles que dependem da terra para produzir. Num período de adversidade climática e muita escassez de água é um alento.
Dá prazer observar as pastagens verdejantes. A chuva deixa o campo mais verde e no outono que se aproxima fica também mais doce ao sabor das frutas. As florestas, as poucas que ainda resistem, se sobressaem entre os canaviais com maior imponência e chegam a respirar majestosamente. Ou melhor, passam a oferecer mais oxigênio para nossos pulmões. E ainda há quem ache que qualidade de vida é uma cidade com infraestrutura de saneamento básico, shopping centers, favelas, tiroteios...
Segundo o IBGE, algumas cidades do interior têm péssimos índices de qualidade de vida. Quais critérios definem estes índices de qualidade de vida? Minha Lindinha mora no campo e no litoral ao mesmo tempo, de frente para o mar, e afirma que não troca sua "vidinha" simples e modesta pela imponência de nenhuma metrópole. Garota inteligente essa! Também concordo.
Afinal, sempre bato nessa tecla. Para mim, basta uma casinha no campo...