Carta de Pero Vaz de Caminha

Por Karolayne Marques Abreu | 26/09/2013 | Educação

A carta de Pero Vaz de Caminha é o documento que foi registrado a as suas impressões de uma nova terra desconhecida, que bem futuramente foi batizada de Brasil. Esse documento foi o primeiro que trata sobre a história do Brasil.

Assim que Pero Vaz de Caminha descobriu novas terras, logo comunicou-se com o rei D. Manuel I, enviando-lhe uma carta em 1 de maio de 1500, colocando na carta como era a terra  em seu ponto de vista. Assim que a carta chegou nas mãos do rei D. Manuel I, este logo guardou-a na secretaria de seu estado, sendo um documento secreto e não queria que os espanhóis soubessem.

Anos depois, o documento foi enviado para o arquivo nacional na torre do pombo do castelo de Lisboa. Só então, José Seabra da Silva em 1773 mandou uma cópia do documento. Por meio dele, a carta chegou aqui no Brasil com sua transferência para o Rio de Janeiro quando acompanhou a família real portuguesa.

A cópia do documento foi encontrada no arquivo da marinha real do Rio de Janeiro pelo padre Emanuel Alves do casal, que tornou a carta pública que deu muita importância na independência do Brasil em 1822.

Artigo completo: