Carta de Paulo aos Efésios
Por Freancisco sérgio cavalcante da silva | 06/03/2013 | ApostilasO aposto Paulo, foi um Homem que trabalhou para tivéssemos uma igreja unida sem macula nem defeito.
Francisco Sergio Cavalcante da silva
Fortaleza-ce
23/02/2013
Introdução
Éfeso era uma cidade litorânea ao sudeste da Ásia Menor (hoje Turquia) famosa pelos centros comerciais, de arte e de ciência. Como a principal cidade (metrópole) da província da Ásia ela era um importante centro pagão. Nela encontrava-se o templo Artêmis ou Diana, à qual a cidade foi dedicada. Aí estava o centro da magia pagã que se originou dos mistérios de Artêmis: usavam-se como amuleto palavras misteriosas colocadas em pedacinhos de pergaminho e imagens da deusa e de seu templo, dando bons lucros aos artífices. Em Éfeso moravam também muitos judeus que tinham lá a sua sinagoga. O apóstolo Paulo visitou-a no ano 54 d.C. (cf. At 18) e fundou a Igreja cristã. Ele permaneceu lá por pouco tempo, pois tinha pressa em voltar para as festividades em Jerusalém. Em Éfeso permaneceu o casal Priscila e Áquila, ambos dedicados a fundamentar o cristianismo entre os recém-convertidos e para ajudá-los foi enviado Apolo um judeu culto de Alexandria, que com sua eloquência e conhecimento das Escrituras muito contribuiu para a consolidação do cristianismo nessa cidade.
Sobre o autor:
Francisco Sérgio Cavalcante de Silva nasceu em 1974, teólogo pela KURIOS e filosofo formando na UECE, Universidade Estadual do Ceará. Sergio escreve com clareza de estilo. É portador de uma capacidade interpretativa indizível. Sua intuição ao escrever é levar os leitores a serem capas de fazer abstrações e que as mesmas sejam realisadas dentro do critério hermenêutico. Ao tratar de um assunto teológico biblístico, ele procura ser fiel ao pensamento do autor, levando sempre em consideração todo o contexto cultural, religioso e político da época. Essa característica de escrever proporciona ao leitor interagir com os textos de modo que os textos não se tornam enfadonho. Seus textos são criados a partir do desejo, de salvar a verdade que se mostra tão fragilizados por conta da inferência de escritores, que no âmago da deslealdade corrompe a verdade com mentiras. É com base na simplicidade dos textos que Sérgio Cavalcante discorre sobre o assunto em questão, mas sempre levando em conta o seu Téo Teológico. Estando consciente da necessidade da abordagem do conteúdo do qual estar imbuído a carta aos efésios, Sérgio Cavalcante de maneira voraz se colocara com a predisposição de tratar o assunto na perspectiva da ética cristã. É com muita seriedade que o mesmo traz ou leitor essa abordagem da carta aos efésios, sabendo da responsabilidade que ele tem frente à pessoa do Apostolo Paulo, cujo objetivo principal era o engrandecimento do reino de Deus.
CARTA AOS CRISTÃOS DE ÉFESOS
Autor da carta: Apóstolo Paulo
Objetivo: da instrução e fortalecer a fé dos cristãos.
1º capítulo: Ás bênçãos espirituais em Cristo.
Antes mesmo de qual quer coisa acontecer no mundo, lá na eternidade o homem por antecipação em cristo, já havia sido abençoado. Essa benção diz respeito a uma escolha que Deus fez em Cristo Jesus, de conduzir o homem a uma vida de fé e justiça. Essa fé e essa justiça só são capazes porque Deus em Cristo Jesus dá ao homem essa condição. Isso é um ato de sua soberana vontade. Deus predestina o homem com base na bondade da sua vontade. Deus criou um plano para tornar o homem justo aos seus olhos, só o sacrifício de Jesus apagaria toda a divida que o homem tinha perante esse Deus. Vale lembrar que esse sacrifício de Jesus tem uma dimensão cósmica, atingindo, presente, passado e futuro. Isso implica dizer que, até os meus futuros pecados já estão perdoados. Daí alguém pode replicar dizendo; “Sendo assim posso pecar à vontade”. O apostolo João disse que o homem guiado por Deus não tem prazer na pratica do pecado (1ªJoão 5,18). Esse plano foi um mistério revelado ao homem, Deus com esse plano mostra a sua multiforme sabedoria. Paulo vai além, dizendo que até as coisas que estão nos céus como as que estão na terra são restaurado por esse plano de Deus. O cosmos completo Sofreu o impacto do Sacrifício de cristo.
Compreendemos que Paulo fala da predestinação de modo particular, referindo-se a uma classe de pessoa, aqueles que recebem a mensagem do evangelho. E o evangelho é: que cristo veio ao mundo para salvar o homem dos seus pecados, quem crer será salvo. A salvação é por meio da fé, logo a fé é um dom dado por Deus, não vem das obras para que ninguém se glorie. O homem por si só não poderia si salvar, daí o fato da predestinação. Partindo destes princípios surge uma pergunta? Como saberei si sou predestinado? Entendemos que os que são predestinados são aqueles que aceitam o evangelho, procuram viver em retidão, e nessa fé permanecem até o fim. Paulo diz que o salvo traz em si o Espírito de Deus dentro dele, lhe possibilitando uma vida de justiça, e que esse Espírito é o carimbo de Deus no homem, com a finalidade da redenção, para o louvor de sua glória. Paulo ora pelos efésios, sua intenção é de que eles sejam iluminados com a revelação de Deus, para que compreenda o mistério da salvação. Fica evidente que Paulo acreditava na mística de que aquele que crê, pode obter conhecimento mediante uma revelação. Para Paulo o homem comum não pode compreender as coisas do evangelho, pois tais coisas são um mistério, e se discerne espiritualmente.
2º capitulo: Salvos pela graça
Segundo Paulo o homem levado pelos desejos da carne, estava morto. Mas Deus por sua iniciativa nos deu vida, nos libertando do poder dos instintos egoístas. Paulo acreditava em espíritos malignos, que segundo ele sobrevoava as regiões celestiais. São esses espíritos que atuam nos filhos da desobediência, levando eles a andarem sob o impulso dos desejos da carne e dos maus pensamentos. Assim, como Cristo morreu e ressuscitou, a igreja da mesma forma tinha morrido e ressuscitado com cristo, para mostrar nos séculos vindouros a multiforme sabedoria de Deus em Cristo Jesus. Segundo Paulo, todo esse projeto se delineia dentro do amor de Deus, foi pela sua infinita misericórdia que ele resolve salvar o homem, isso não é fruto de nem um esforço do homem, “pela graça sois salvos isto não vem de vós, é dom de Deus não vem das obras para que ninguém se glorie Efesio 2:8,9” pois o homem é obra do Senhor criado em Jesus com a finalidade de praticar boas ações as quais são a consequência dessa salvação.
Ponto 1 do capítulo 2º Reconciliação pela cruz de Cristo.
Os gentios ou os povos não pertencentes à raça judia eram chamados incircuncisos. A circuncisão foi instituída por Deus nos tempos de Abraão. Circuncisão era a cerimônia onde era cortada a pele que cobre a cabeça do órgão genital masculino, também chamada de prepúcio. Algo bem parecido com a cirurgia de fimose realizada em nossos tempos. Era realizada nos meninos ao oitavo dia de vida. Seu significado era bem mais profundo do que um corte visível feito na carne. A circuncisão mostrava que aquela criança fazia parte da aliança de Deus feita com o povo de Israel, sem contar que aquele povo seria andarilho pelo o deserto, passando muitos dias sem tomar banho, a circuncisão tinha também um caráter higiênico, pois o couro do prepúcio é um local adequado para se acumular bactéria e mau cheiro. A circuncisão também era realizada nos escravos que não tinham o sangue Israelita, mas que faziam parte do povo. “todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua.” (Gn 17. 12-13). Paulo mostra que por conta da incircuncisão os crentes de efésios outrora estavam excluídos da cidadania de Israel, estranhos quanto ao pacto da promessa sem esperança e sem Deus no mundo. Mais agora mediante o sacrifício de Jesus Cristo, eles que estavam longe a gora foram agregados na família de Deus, em Cristo cai por terra todo exclusivismo de Israel, eles se consideravam o povo escolhido de Deus, só os Judeus se salvariam. Com tudo Cristo veio estender essa salvação, ele foi o único que cumpriu todos os mandamentos da lei de Moises, agora mediante o seu sacrifício toda lei perde sua validade. No antigo Testamento quando o homem pecava ou descumpria a lei ele tinha que oferecer sacrifício de animais, mais precisamente de um cordeiro, o sangue desse cordeiro aplacava a ira de Deus. Então toda vez que o homem pecava ele tinha que realizar novamente o mesmo ritual. Cristo é a figura desse cordeiro perfeito, o animal era sujeito às imperfeições, Cristo ao contrario era perfeito, o seu sacrifício de uma única vez atingiu todas as dimensões da vida do homem, o homem agora já não mais precisa recorrer aos velhos preceitos e ritualismos, pois esses eram apenas sombras imperfeitas do mistério de Cristo. Veja que toda a teologia paulina pretende estender a mensagem do evangelho para todas as nações, em Cristo o muro de separação entre judeus e gentios havia sido derrubado. Os povos agora estavam unidos em Cristo. Daí que o cristianismo é uma religião de caráter universal, de modo que edificados sobre o fundamento dos Apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Jesus Cristo, a principal pedra angular, em quem todo edifício, bem ajustado, vai crescendo para ser um santuário sagrado no Senhor em quem também a Igreja é juntamente edificada para morada de Deus no Espírito e em amor.
3º capítulo: O ministério de Paulo aos gentios.
Paulo se achava com a incumbência de anunciar o evangelho aos gentios, isso não é apenas uma ideia criada pelo apostolo, mas é um mistério que lhe fora dado por revelação, a saber, que os gentios são também participantes da promessa de salvação, os que ão de acreditar. Paulo resalta que agora os gentios têm acesso de chegar ao próprio Deus, tendo Cristo como mediador, pelo seu sacrifício. Cristo é então, a pedra fundamental nesta carta de Paulo, é com base nele que agora os pagãos passam a fazer parte da mesma herança, a formar o mesmo corpo e a participar da mesma promessa. Segundo o apostolo esse mistério estava oculto, mas cristo foi essa revelação. Para que tenhamos uma melhor compreensão do que o apostolo quer dizer, vamos voltar um pouco no tempo e dar uma olhada no contexto histórico.
Ponto1 do capítulo 3 Necessidades da expiação e propiciação.
Decorrem da perfeita santidade de Deus, que leva à Sua infalível e perfeita justiça e à Sua justa ira, que é a justa e severa reação da natureza divina à nossa terrível pecaminosidade. Ler depois: Joã 3:36; Rom 1:18; Heb 3:11; Apo 19:15. Ainda ler depois: Rom 5:9; Efé 5:6; Col 3:6; 1Te 1:10; Apo 6:16; 11:18; 14:10. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36) Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. (Romanos 1:18) Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. (Hebreus 3:1).
2. Expiação é:
Embora os termos expiação (do Velho Testamento) e propiciação (do Novo Testamento) sejam muito parecidos e usualmente tidos como sinônimos, a rigor há uma diferença técnica entre os termos, em seus usos na Teologia.
"Kaphar", traduzido como expiar, literalmente significa "cobrir por cima, esconder por encobrir por cima e de modo a não ficar visível".
Note, estudando as Escrituras:
a. Expiação tinha que ser procurada pelo homem e concedida por Deus, tanto em casos de pecados individuais Lev 6:2-7 como em casos de pecados nacionais Lev 4:13-20;
b. Expiação tinha que ser sempre e novamente recebida a cada pecado cometido;
c. Perdão era possível somente com base na morte (por derramamento de sangue!) de um substituto que tinha que ser adequado;
d. Uma expiação super especial tinha que ser procurada e obtida somente uma vez por ano, no soleníssimo Dia da Expiação (hoje, Yom Kippur), no 1º. dia do 7º. mês. Ler depois: Lev 16; 23:26-31;
e. Em todas expiações do VT, os pecados eram somente COBERTOS, não TIRADOS (Heb 10:4), mas Deus disse através de João O Imersor (João O Batista) que Cristo TIRA, não apenas que COBRE o pecado Joã 1:29.
Quanto aos pecados dos judeus do Antigo Testamento eles só foram totalmente eliminados posteriormente com o sacrifício de cristo. [ler depois: Rom 3:25],
Portanto, teologicamente,
Expiação refere-se ao ato originado e finalizado em Deus pelo qual um judeu crente tinha (provisoriamente) a culpa e a penalidade dos seus pecados COBERTOS e a santa justiça de Deus satisfeita, através da confissão do pecado e do merecimento da penalidade, quando da execução da sentença sobre um adequado animal substituto que, em fé, o crente via como tipificando o sacrifício perfeito, único e definitivo do Cordeiro de Deus, que viria e TIRARIA o pecado do mundo. Joã 1:29 (acima).
Ambos os bodes de Lev 16 eram bodes expiatórios, ambos tipificavam Cristo e Sua obra expiatória: O bode morto (a porção de Jeová) tipificava esta obra no aspecto de Cristo ter sofrido a penalidade do crente em seu lugar, como seu substituto, e assim ter satisfeito a santidade e justiça de Deus conforme expressa na Sua lei [ler depois: Rom 3:24-26, acima]; O bode vivo tipificava a obra expiatória de Cristo no aspecto de que para sempre ter afastado o pecado do crente da presença de Deus Heb 9:26; ler depois: Rom 8:33-34.
2 Quando alguma pessoa pecar, e transgredir contra o SENHOR... Restituirá o que roubou... no dia de sua expiação.Levitico 6:6 E a sua expiação trará ao SENHOR: um carneiro sem defeito do rebanho ... Levitico6:7 E o sacerdote fará expiação por ela diante do SENHOR, e será perdoada de qualquer das coisas que fez, tornando-se culpada. (Levítico 6:2-7)
13 Mas, se toda a congregação de Israel pecar por ignorância... 14... Então a congregação oferecerá um novilho, por expiação do pecado ... 20 E fará a este novilho, como fez ao novilho da expiação; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará propiciação, e lhes será perdoado o pecado. (Levítico 4:13-20)
3 Com isto Arão entrará no santuário: com um novilho, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto. ... 5 E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para expiação do pecado e um carneiro para holocausto. ... 14 E tomará do sangue do novilho, e com o seu dedo espargirá sobre a face do propiciatório, para o lado oriental; e perante o propiciatório espargirá sete vezes do sangue com o seu dedo. 15 Depois degolará o bode, da expiação, que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; ..., e fará expiação por ele; e tomará do sangue do novilho, e do sangue do bode, e o porá sobre as pontas do altar ao redor. 19 E daquele sangue espargirá sobre o altar, com o seu dedo, sete vezes, e o purificará das imundícias dos filhos de Israel, e o santificará. 20 Havendo, pois, acabado de fazer expiação pelo santuário, e pela tenda da congregação, e pelo altar, então fará chegar o bode vivo. 21 E Arão porão ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso. 22 Assim aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto. ... (Levítico 16:1-34)
27 Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao SENHOR. 28 E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o SENHOR vosso Deus. 29 Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo. ....Levítico 23:26-31). A partir de agora da para se perceber que tudo isso era tipificação do que posteriormente viria a ser na pessoa de Jesus cristo. Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. (Hebreus 10:4) No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (João 1:29)
25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. (Romanos 3:24-26)
Agora na consumação dos séculos UMA vez se manifestou, para ANIQUILAR o pecado pelo sacrifício de SI MESMO. (Hebreus 9:26)
33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. (Romanos 8:33-34)
3. Propiciação é:
"Hilaskomai" foi usado em Luc 18:13 ("tem misericórdia de mim" deveria ser "sê propício a mim"); Heb 2:17 (basta ler depois; "expiar os" deveria ser "fazer propiciação pelos"). Significa propiciar, fazer propiciação. No grego dos pagãos, significava o próprio homem fazer algo que tornaria um certo [falso] deus propício, favorável a ele. Mas, na Bíblia, nunca o homem é o agente da expiação ou propiciação, elas são obras do [único e verdadeiro] Deus, Ele as faz sozinho, o homem apenas as recebe. Portanto, teologicamente:
Propiciar = o próprio Deus expiar (definitivamente) o pecado do homem (ver "Expiação é:", acima)
+ Deus, por causa disto, definitivamente se tornar propício, favorável ao homem,
+ Deus TIRAR (definitivamente) a culpa e a pena do pecado do homem João 1:29 (acima); ler depois: Sal 51:9; Isa 38:17; Miq 7:19; Jer 31:34.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus seja propício a mim, pecador! (Lucas 18:13, tradução literal)
Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para fazer propiciação pelos pecados do povo. (Hebreus 2:17 tradução literal)
Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. (Salmos 51:9) lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados. (Isaías 38:17)
E tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar. (Miquéias 7:19)
Perdoarei-lhes a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. (Jeremias 31:34)
"Hilastêrion" foi usado em Rom 3:25 (acima; "propiciação") e Heb 9:5 (ler depois; "propiciatório"). Pode significa tanto a propiciação (o ato que propicia) como o propiciatório (o lugar da propiciação, a tampa de ouro sobre a arca de Jeová) que era aspergido com sangue no Dia da Expiação [ler depois: Lev 16:14], representando que a sentença da lei de Deus fora executada, que o pecador [através do sacrifício que o substituía] fora punido e morto, que a santidade e a justiça de Deus estavam satisfeitas, que o tribunal [lugar de condenação] fora transformado num propiciatório [local de favor] Heb 9:11-15, num trono da graça Heb 4:14-16, num local de comunhão Êxo 25:21-22).
Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. (1 João 4:10)
12 ... por SEU próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. ... 14 Quanto mais o sangue de Cristo ... purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? 15 E por isso é Mediador de um novo testamento, ... (Hebreus 9:11-15)
14 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hebreus 4:14-16)
... 22 E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel. (Êxodo 25:21-22)
Propiciação não é o aplacamento de um Deus só vingança (!), mas sim a satisfação da santa justiça do Deus que, além de ser amor infinito, é também justiça e santidade infinitas, tendo conciliado Suas ternas misericórdia e amor com Suas infalíveis e perfeitas justiça e santidade, na imolação do Seu Filho!
Não deixemos nunca de notar maravilhados: é CRISTO que é nosso propiciador, nossa propiciação, e nosso propiciatório! 1Jo 2:2; 1Jo 4:10 (acima).
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. (1 João2:2) (provisão foi feita para todos os homens, nenhum poderá culpar Deus ter sido predeterminado e forçado a ir para o Inferno. Mas a eficácia da propiciação só é para os que crerem.)
4. Método de propiciação
Deus nos concede propiciar-se a Si mesmo, mas o faz somente com base na morte (por derramamento de sangue!) do nosso substituto adequado, "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Rom 3:25; Efé 2:13; Joã 1:29 (acima).
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; (Romanos 3:25)
Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. (Efésios 2:13)
5. Local da propiciação
a. Local tipológico e temporário, no Velho Testamento: o propiciatório no tabernáculo.
Êxo 25:22 (acima); ler depois: Heb 9:5-7.
b. Local real e permanente, no Novo Testamento: o madeiro central no Gólgota.
Rom 5:10; Col 1:20.
Portanto fica claro que isso para um judeu parece loucura, mas foi um mistério revelado para os apóstolos, esse conhecimento se dar mediante a fé outorgada pelo Espírito santo.
Ponto 5 do capitulo 3 o amor de cristo excede todo entendimento
Paulo nestes versículos ora ao senhor com intuito que Deus através do seu poder possa dar compreensão aos cristãos do seu amor, já que o amor de Deus excede todo o entendimento. Portanto fica claro que sem a intervenção divina o homem é incapaz de compreender as coisas divinas. Paulo escreveu esta carta estando preso. Efésios deve ter sido escrita e remetida, através de Tíquico, mensageiro de Paulo, juntamente com a carta aos Colossenses. Nesse momento, Paulo estava preso em Roma. Diante desta situação Paulo se preocupa a ponto de pedir que os irmãos não desfaleçam por ele estar preso. A sua cadeia era em vista da mensagem de salvação que aos gentis fora anunciada, portanto a fé deles tinha que ser tridimensional, ou seja, ter cumprimento, largura e profundidade a ponto deles se plenificarem em Deus.
Capitulo 4 a unidade do espírito.
O apostolo tinha um profundo cuidado com a comunidade, ele tentava defende-la de falsos doutores que viesse causar divisão na comunidade, não é por menos que seu conselho é: irmãos andem com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor. Procurando guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Há um só corpo um só espírito como também fostes chamados em uma só esperança de vossa vocação; há um só senhor uma só fé um só batismo. Ele segue dizendo que cristo que desceu as partes baixas da terra foi o mesmo que subiu e distribuiu dons aos homens, todos na comunidade têm de cristo um dom, esse dom é descoberto na medida em que você vai desempenhando o seu papel dentro da comunidade. Não esqueça que o objetivo destes dons é para a unidade do corpo de cristo que é a igreja. “união” é o lema. A discórdia é obra da carne, a divisão não é do senhor. Todos os apóstolos unanimem lutaram pela unidade da igreja, e advertiu que após a morte deles falsos pastores iriam introduzir novas doutrinas causando divisão dentro da comunidade.
Ponto 1 capítulo 4 nova vida em cristo.
Paulo ensina que a igreja deva ser diferente das demais pessoas que não obedecem a cristo, as tais entregam-se aos desejos desrespeitosos, pois desonram os próprios corpos. Maculando o matrimonio que é algo sagrado na igreja. Para Paulo os desejos da carne são enganosos, eles nos levam ao fracasso, prejudicam a nossa vida. É justamente por isso que precisamos ter o domínio próprio, para não se deixar enganar pelos próprios desejos enganosos que guerreiam dentro de nós.
Ponto 2 do capitulo 4 vida em santidade.
Vou listar cada pecado que Paulo descreve. Mentira, furto, palavras torpe, amargura, cólera, gritaria, blasfêmia e toda malícia. Façam uma observação, vejam que todo pecado sempre estar ligado com o próximo ou com sigo mesmo, o pecado nunca se refere às coisas inanimadas, do tipo: não toque nisso, não coma isso, essas coisas faziam os judeus, (Colossenses 2/20ª23). Posteriormente Paulo os exorta mostrando o comportamento pelo o qual devam proceder sempre falar a verdade, não deixe que o sol se ponha sobre sua ira contra seu irmão, antes que chegue o outro dia vai lá e reconcilia-te com ele. Que a bondade superabunde sobre na vida dos irmãos.
Capítulo 5 vivendo como filhos da luz.
Neste capitulo: Paulo começa com um ultimato convocando aos irmãos que sejam imitadores de Deus. Daí ele vai explicando como se faz para imitar a Deus: amando-se mutuamente, pois esse foi o exemplo que Deus nos deu na pessoa de Jesus cristo. Provável mente havia pessoas rondando a comunidade com ensinamentos libertinos, pois Paulo é taxativo em condenar pecados como: fornicação que é o mesmo que: Relações sexuais entre pessoas que não são casadas ou não possuem um relacionamento estável, avareza que é o mesmo que: Apego excessivo às riquezas, esse pecado é idolatria, pois perverte as relações sociais. Paulo prossegue dizendo que os que tais pecados cometem vira sobre os mesmos a ira de Deus. Paulo exorta para que se tenha um bom testemunho, pois outrora eram trevas, mas agora são filhos da luz, porque o fruto do Espírito estar em toda bondade, justiça e verdade. Vejam que isso é que é evangelho, a moral cristã é: que tudo seja feito com amor. Cada cristão que baseia sua vida pela lei do amor e ler as escrituras é capaz de saber qual é a vontade de Deus. Paulo no versículo 17 deste capitulo, deixa isso bem claro quando diz: portanto não sejais insensatos, mas compreendeis bem qual é a vontade do senhor.
Era uma pratica beber vinho naquela época, então vai uma advertência para os irmãos, que não se embriagasse com o vinho no qual há libertinagem, mas enchei-vos do Espírito. Paulo advertia para que se tornasse comum os cultos em suas casas, cantando, e citando salmos, e louvando ao senhor e dando em tudo graças a Deus. É bom lembrarmos que a igreja primitiva se reuniam nas casas dos irmãos.
Ponto 1 do capitulo 5 os deveres de marido e mulher.
Paulo ensina que as irmãs respeitem os vossos maridos, vós sejam submissas, vejam que essa submissão é através do amor, pois o marido é a cabeça da mulher como cristo é a cabeça da igreja e esta é o seu corpo do qual ele é o salvador. Essa relação estar imbuída da reciprocidade, pois os órgãos dum corpo trabalham de comum acordo para um bom funcionamento do organismo. Um casal cheio do Espírito e consciente de suas respectivas obrigações é capaz de viver essa reciprocidade. Que o marido retribua essa submissão de sua mulher a amando, não sendo egoísta, buscando colocar os desejos de sua amada acima dos seus. Quem ama, se doa, está sempre pronto a abdicar dos seus desejos para fazer o outro feliz. Paulo ensina que Cristo purificou essa igreja se entregando por ela, então é salutar que as famílias vivam em amor, para que essa igreja seja sem macula, sem defeito, pura perante o senhor. Paulo prossegue mostrando que há um paralelo entre família, igreja e Cristo.
Capitulo 6 os deveres dos pais e filhos.
Paulo escreve mostrando que a obediência é um mandamento fundamental, contudo isso dito, que os filhos sejam obedientes aos vossos pais, pois isso é bom e um mandamento com promessas de vida boa e muitos anos sobre a face da terra. E que os pais respeitem seus filhos, que cada qual saiba os seus limites, para que haja compreensão, e que o amor seja cultivado no convívio familiar. Que os pais eduquem seus filhos no temor do senhor e dentro de uma disciplina cristã.
Ponto 1 do capitulo 6 os deveres dos servos e senhores.
Na época dos escritores bíblicos, eram comuns os grandes senhores latifundiários, terem servos aos seus serviços. O mandamento para os servos era: que eles fossem obediente aos seus senhores, por amor como para agradar a Deus, não com barganhas, mas sabendo que todo bem que se faz, temos do senhor uma recompensa. E que os senhores respeitem os seus servos, deixando as ameaças, pois os tais são seres humanos e o senhor de ambos está nos céus.
Ponto 2 do capitulo 6 as armaduras de Deus.
Paulo acreditava que os espíritos maus ou demônios eram os reais inimigos da igreja, eram eles que estavam por trás do comando deste mundo tenebroso, agindo na mentalidade política e da cúpula governamental de sua época, sem contar com as ameaças das seitas que queriam distorcer o caminho do senhor. Reparem como os apóstolos lutavam para que na comunidade houvesse uma união a ponto de bloquear toda entrada para heresias, a luta dos apóstolos era inimaginável, eles cuidavam da comunidade como se as tais fossem suas filhas. Paulo dar uma listra de armas para que o cristão esteja capacitado a lutar contra as ciladas do diabo, que os vossos lombos estejam cingido com a verdade e vós vestidos com a couraça da justiça, causados os pés na preparação do evangelho da paz, nos braços tendo o escudo da fé com o qual podeis apagar os dardos inflamados do maligno, tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a palavra de Deus, orando em todo o tempo com suplicas por todos os santos e com ações de graças. Pedindo a Deus para que as portas se abrissem, para que Paulo pudesse difundir o evangelho. Essas são verdades que precisão ser observadas nos dias atuais, cada cristão em particular precisa viver na seriedade do evangelho, buscando a unção do Espírito, respeitando as escrituras, pois as tais são espiradas por Deus, para a edificação e crescimento em união e amor, a onde um corpo bem ajustado cresse em perfeito estado para a gloria do senhor.
Ponto 3 capitulo 6 saudações finais.
Paulo tinha os seus auxiliares que lês ajudava na supervisão das comunidades, Tíquico foi mencionado nesta carta como aquele que faria com que os irmãos ficassem sabendo de tudo que se passava com o apostolo Paulo, para que a igreja não desfalecesse e continuasse perseverante no amor, orando em todo o tempo. Que a graça e a paz, seja com todos os que amam o nosso senhor Jesus cristo com amor inalterável amém.
Conclusão
Depois de toda esta leitura, é com muita satisfação que digito minhas humildes palavras, para vos dizer que evangelho é algo simples, o que complica são os dogmas e doutrinas ensinados pela religião. Evangelho é acreditar em Jesus cristo como o único salvador de nossas vidas, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, guardando-se da corrupção do mundo. Agora, isso tem se tornado tão difícil de se entender, devido a inferência de doutrina com as quais os lideres querem ter o monopólio do reino dos céu, colocando sua religião ou sua igreja ou sua doutrina a cima do sacrifício de cristo. Gente o que é que tem de difícil? Acho que o que falta nas pessoas são a leitura da palavra, pois as tais são clara e obvia. Entendam, as cartas os evangelhos foram escritos para gente humilde, pescadores, artesãos, camponeses, pastores de ovelhas e vendedores, os grandes intelectuais eram sabidos de mais para compreender coisas tão simples, só que a simplicidade do evangelho destruía todo o monopólio religioso, qual o sacerdote iria aceitar perder o seu ganha pão para um bando de simplistas, sem contar no “status quo” que era uma tradição milenar dos sacerdotes, em fim o evangelho era uma ameaça a religião vigente, então qual era a solução mais aprazível a se tomar! Vamos matar o seu líder e acabar com o bando. Só que evangelho não é letras, nem ritos, evangelho é praticidade é vivencia é fé que desemboca no respeito, pois o muro de separação que separava judeus e gentios, “ou seja”, os dogmas agora caíram por terra, temos livre a cesso ao pai na pessoa de Jesus cristo.
Francisco Sérgio Cavalcante da silva