Carta ao país

Por antonio carlos fracasso | 05/11/2016 | Política

Queridos amigos, sim você que está ai!

Olá! sou a Previdência social vim falar com vocês, pois quero ter uma conversa franca. Sou uma senhora mais conhecida como INSS. Sou aquela que cuida do seu tão esperado descanso merecido, após sua longa jornada laboral e intensa, também cuido da saúde de vocês. O que eu quero falar é que a minha amiga Aposentadoria me procurou. Ela está passando por uma série de dificuldades, que sem a ajuda de vocês, ela não vai dar conta do recado.

Ela me procurou para uma conversa sincera entre duas grandes amigas de longas datas, que passaram por inúmeros problemas e não foram vocês que causaram. Nós duas fomos saqueadas, roubadas pelos próprios menbros da família os Primos ricos. Nos usaram para cobrir os desmandos deles, nos usaram como caixa dois, tiravam o dinheiro de vocês, para cobrir os assaltos deles. Isso abriu um enorme rombo.  Nós duas chegamos a seguinte conclusão, se quem nos roubou não devolver o que roubaram, a minha amiga aposentadoria e eu podemos não conseguir bancar o compromisso de assegurar uma vida tranquila para vocês.

Nós duas pensamos e repensamos muito nesse tema que tivemos, e não é justo que vocês paguem a conta, vocês não são ladrões, temos o maior respeito por vocês. Mas os primos ricos não respeitam ninguém, não querem nem saber como vocês estão passando, ainda dizem que nos representam. Nós duas não vemos dessa forma, se fosse verdade iriam pensar mais antes de tirar o que é de vocês.  Agora os primos ricos vem com essa conversa mole de mexer novamente nas regras da Aposentadoria, achando que vão resolver o nosso problema em alguns meses. Já passamos por diversas mudanças, mas os primos ricos sempre nos saquearam e não irão parar mesmo, nem se a regra mudar.

Chamo vocês para essa conversa franca que mudar as regras da minha grande amiga Aposentadoria agora, não vai resolver, só irá prejudicar a todos vocês, menos os primos ricos. Querem é empurrar o problema para nós, nos fazendo trabalhar mais e mais e com baixos salários e sem benefícios e, o pior  sugar o máximo que puderem de vocês. Esse é o grande sonho dos primos ricos.

Uma coisa que nossos primos ricos não fazem sequer é mexer nos benefícios deles, vocês sabem que aumentam o próprio salário. E nem comentam em mexer na aposentadoria deles de 8 anos, nos privilégios, em reduzir os custos deles e, com tanta ajuda de custos em viagens e mordomias e tudo sai do nosso bolso e do seu. Se lembram daquele primo rico né, que foi afastado. Bem! poderíamos citar outros primos ricos, vocês sabem muito bem de quem estou falando. Do primo Executivo, do primo Legislativo e do primo Judiciário, esses primos ricos, nós duas não consideramos mais, eles como membros da família, porque estamos sendo saqueadas, saqueadas sim, e tiram tudo que é de vocês de direito, vão comendo seus benefícios pelas beradas, que nem insetos até que chega uma hora, e já é tarde. Os primos brigam entre eles e depois para resolver as queixas, tiram tudo de mim INSS e de minha amiga Aposentadoria e de vocês isso tudo para agradar as desavenças deles.

Não queria comentar aqui, mas tenho uma prima que se chama BNDES e ela tem um enorme pseudônimo as vezes chamam ela por esse nome Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, é até bonito mas o papel dela é promover melhores condições de vida para vocês, como ela faz isso, economicamente e socialmente. Mas a minha prima vem sofrendo há mais de 20 anos com desvios de dinheiro, e não sabemos para onde vai. A Aposentadoria disse à mim que, se todo o dinheiro desviado fosse destinado para o social, não teríamos mais gente morando na rua, gente ainda passando fome, nossas estradas seriam um tapete, nosso transporte publico seria uma beleza, as pessoas iriam até deixar de ir de carro para o trabalho para pegar o transporte publico.

 Quero lembrar vocês, também que minha irmã que se chama Poupança fez a mesma reclamação. Sinto! lhes dizer que ela não aguenta mais tantos desvios de dinheiro, e que ela mesma, manda dar um alô para vocês, como ela está idosa debilitada e fragilizada, ela não pôde comparecer em casa para conversar. Ela pede para não colocar seu dinheiro lá. Ela recomenda outros meios, para  que vocês usem ou guardem seus recursos, num outro lugar que ainda tenha saúde e seja mais seguro.

O mais terrível que minha amiga Aposentadoria disse, que o nosso pai o Estado maior está sofrendo muito. Aí perguntei: - Nossa mas o que aconteceu? Mas você não soube, não. Não! Então a filha dele sofreu um terrível acidente. Ai minha nossa, conta vai. - Aquela jovem menina de 25 anos que se chama Democracia sofreu uma punhalada pelas costas. Ela está ferida, mas acho que ela tem recuperação, se todos nós sairmos do nosso estado de conforto e irmos pedir para que curem o mal que fizeram. Nossa! mas como não fiquei sabendo disso. -Também né! minha querida vocês só ficam vendo novela no Plim, plim.

- Isso foi um choque para mim, é verdade! e sabe o que muitos estão dizendo por aí! que foi um golpe certeiro.

Nós duas achamos que, golpe certeiro ou não, não podemos ficar calados e parados vendo tudo isso acontecer e deixar o nosso pai Estado sofrendo temos que reanimá-lo. Uma coisa que nós duas concordamos, que os primos ricos fizeram e que estão enfiando goela abaixo para todos nós, empurrando uma séria de mudanças as pressas. Minha vó  Política uma belezinha ela, dizia “quando tudo faz correndo o tombo é maior e horrendo”.

E como a menina Democracia foi ferida e o Estado chora por sua recuperação, nós duas INSS e Aposentadoria sentimos muito pelo ocorrido e pedimos para vocês pensarem muito sobre tudo isso, que está por vir. Sabe essa nossa conversa virou a madrugada na esperança que fique claro e só vocês podem impedir que tudo isso aconteça.

Me lembro bem daquele dia quando vocês se uniram e clamaram nas marchas de junho de 2013 por condições melhores. Aquilo foi de arrepiar os cabelos e estávamos lá na frente nós duas aos berros gritando por melhores condições em tudo.  

Só que agora é diferente temos que retomar as marchas, para não perdermos os nossos direitos, os Primos ricos sentaram para conversar com o seu FIESP e LIDE  aqueles que disseram em voz alta que não vão pagar o Pato é esses dois são um tipo de gente que controla as grandes fortunas do pais e decidiram que tem que mexer nos nossos direitos e sabe quais são esses direitos:

- o salário digno;

- o 13º salário;

- férias;

- a aposentadoria;

- as licenças das mulheres;

- a saúde;

- a segurança;

- a moradia.

E sabem a razão deles mexerem em tudo isso querem que nós paguemos o pato, os assaltos, porque eles acreditam que somos frágeis, que aceitamos tudo quietinhos. Esse é o pensamento dos primos ricos em companhia, como dissemos lá trás, eles não se preocupam com vocês, mas se preocupam em manter as mordomias e os lucros deles.

Bem! termino essa carta e agradeço por lerem e sintam a vontade de repassarem para um colega seu.

Abraços das senhoras INSS e Aposentadoria.