Carros vão ler mensagens de sms para os motoristas

Por Marcos | 10/06/2012 | Tecnologia

Todo mundo sabe que o maior causador de acidentes do trânsito nos dias de hoje é o álcool, não o que é usado pelo carro como combustível, mas aquele que o motorista imprudente consome antes de dirigir. Tanto que podemos ver campanhas de conscientização em rede nacional alertando para o risco de acidentes ao se ingerir bebidas alcoólicas e depois sair dirigindo.

Há outra causa para os acidentes: o uso do celular enquanto se dirige, que apesar de proibido, aparece em segundo lugar como causador de acidentes do trânsito. Pode não parecer, mas falar ao celular enquanto se dirige retira boa parte da atenção do motorista, provocando pequenos erros ao volante que acabam resultando em acidentes terríveis.

Se falar ao celular já atrapalha, o que dizer de ler mensagens, já que estas requerem que a visão foque na tela do celular, aumentando ainda mais o risco de acidentes. Sabendo dessa situação a Ford tomou uma iniciativa interessante na luta contra a imprudência no trânsito. Toda sua linha de carros 2012 vem com um sistema que promete agradar aos motoristas que costumam receber SMS importantes.

Através de uma conexão Bluetooth, os celulares do motorista serão sincronizados com o carro. Ao receber, por exemplo, um torpedo da claro no seu celular, o aplicativo o lê em voz alta e ainda dispõe da opção de envio de respostas pré-estabelecidas.

Para que a campanha alcance os donos de carros da Ford de anos anteriores, a empresa pretende lançar uma atualização do software Ford Sync, mas somente para os modelos que tenham como suporte a tecnologia Bluetooth.

O único problema que não está ao alcance da Ford está nos celulares que não possuem a capacidade de realizar este tipo de operação. O iPhone, da Apple, não permite este tipo de integração, por exemplo.