Carboidratos fazem bem ou mal para nosso corpo?

Por JULIO BORGES DA SILVA | 17/01/2016 | Saúde

Controvérsias sobre a ingestão de carboidratos sempre surgem. Existem especialistas que defendem seu uso veemente e outros dizem que dietas a base de carboidratos são ineficazes. Mas afinal, carboidratos fazem bem ou mal para nosso corpo?

Procuramos solucionar esta dúvida e mais algumas outras sobre carboidratos, dividindo em tópicos sequenciais para facilitar o entendimento. Antes de tudo, é necessário entender o conceito, depois como ele age em nosso corpo, para só daí levantar os questionamentos necessários sobre o tema.

Sem mais delongas, vamos a estes tópicos?

1º O que são carboidratos?

Carboidratos são chamados de glicídios e podemos dizer que é a principal fonte de energia do nosso organismo. Eles são encontrados em cereais (incluindo não só o trigo e a aveia, mas o arroz também), em raízes como batata, mandioca e beterraba e em alimentos com açucares, como o mel e frutas em geral.

São divididos em:

  • Monossacarídeos: Que tem a glicose como seu principal representante, ou a frutose, em apenas um componente.
  • Dissacarídeos: São compostos com exatamente duas moléculas de glicose, sendo que uma é a própria glicose (como, por exemplo, a combinação de glicose e frutose, que dão origem a Sacarose).
  • Polissacarídeos: Que são formados a partir de ligações completas de carboidratos, criando cadeias ramificadas ouem linha. A função destes polissacarídeos em nosso corpo é a de elementos estruturais.

Entenda que não estamos falando de processos químicos artificiais. Geralmente são encontrados in natura, como no leite, por exemplo, que possui a Lactose, um dissacarídeo formado por glicose e galactose.

Estes carboidratos estão presentes nas mais diversas formas em nosso organismo, pois não servem só como fonte de energia. Os polissacarídeos são elementos estruturais, pois participam da formação de algumas estruturas dos seres vivos, incluindo os seres humanos.

2º Como os carboidratos agem em nosso corpo?

Também dividindo em tópicos, vamos começar sobre as principais funções do carboidrato dentro do nosso corpo:

a)    A função número 1 dos carboidratos, como já dito anteriormente, é de ser a principal fonte de energia de nosso organismo. Nosso corpo necessita de carboidratos frequentemente para não haver uma queda de desempenho por falta de energia básica.

b)   Poupa as reservas de proteínas. Mas por que precisamos poupar reservas de proteínas? Isso é fácil responder! A função das proteínas no corpo é a de construção e reconstrução de tecidos. Quando se tem uma deficiência de carboidratos, nosso corpo passa a utilizar proteínas e gorduras para produzir energia.

c)     Se você tem uma dieta equilibrada de carboidratos, seu corpo fará a alocação de sua gordura para produção de ácidos graxos e células cetônicas, para geração de energia rapidamente.

d)   Ele é a fonte principal de energia não só de nosso corpo, mas de nosso cérebro também, uma vez que a ausência de carboidratos pode vir a causar danos a nosso cérebro. Note que isso só acontece em casos extremos, pois o corpo humano possui um mecanismo de defesa que se preocupa em fazer esta reserva de glicose para utilização do sistema nervoso central.

e)     Ajudam na digestão! Existem elementos que só são eliminados através da ingestão de carboidratos. Eles ajudam no acúmulo de água e dão forma ao que está armazenado em seu intestino.

Os carboidratos são calóricos sim, possuem em torno de 4 quilocalorias a cada 1 grama de carboidrato. Mas cortar de uma vez os carboidratos, em dietas a base de proteína, pode fazer mal ao nosso organismo?

Enfim, o corte abrupto não é indicado, porém o corpo possui um mecanismo de defesa que chamamos de “entrar em Cetose”. O fígado passa a utilizar a gordura ao invés dos carboidratos para gerar a energia.

3º O fígado utilizar gorduras em detrimento dos carboidratos fazem bem ou mal ao nosso corpo?

Chegamos enfim ao questionamento do início do artigo. E a resposta depende da finalidade que você está pretendendo cortar carboidratos de seu corpo.

Caso seja para perder apenas alguns quilinhos, cortar carboidratos pode ser uma boa saída. Principalmente pelo fato de seu corpo utilizar principalmente a gordura, provinda do abdome, para realizar esta geração de energia. Isso fará com que perca medidas de forma rápida.

Vamos imaginar outra situação hipotética. Se você é atleta, seja amador, profissional ou de alto rendimento, e quer diminuir drasticamente seu índice de gordura corporal, pode estar cometendo um erro grave.

Os carboidratos são fundamentais dentro de uma dieta de um atleta. Primeiro malefício pode ser considerado a queda de rendimento, pois os carboidratos geram a energia aeróbica de forma rápida. Nestes casos, é importante a utilização de produtos específicos, como os géis de carboidratos e as famosas barrinhas de cereal.

Agora em específico para praticantes de corrida e de ciclismo, cortar carboidratos pode trazer complicações ainda mais graves, levando inclusive a provocar tonturas e até desmaios.

4º Dietas à base de carboidratos

Bom, antes de falarmos sobre dietas à base de carboidratos, é bom entender que não existem dietas milagrosas e o detalhe que faz a diferença entre resultados positivos ou negativos em uma dieta, é você conseguir uma reeducação alimentar, aliada a exercícios e durante um bom tempo.

Do que adianta você se regular por um mês e logo após voltar a hábitos desagradáveis? Perseverança é uma poderosa arma que atua em favor da qualidade de vida.

Mas e sobre dietas de carboidratos, funcionam? Sim! E muito! É cada vez mais natural que pessoas adotarem dietas restritivas, e realmente todas elas apresentam resultados satisfatórios.

A dieta do carboidrato consiste na ingestão de carboidratos pouco processados ou cozidos. Aqui vão algumas dicas de carboidratos que são eficazes para esse tipo de dieta:

  • Cereais integrais,
  • Massa integral,
  • Pão de sementes,
  • Pão integral,
  • Arroz integral,
  • Grão de bico.

Nossa mas tudo integral? Sim, de preferência, pois todos os produtos integrais são de absorção lenta, o que faz com que evite a fome, a dificuldade de concentração em atividades como estudar e principalmente a vontade de ingerir gorduras e doces.

Os carboidratos provindos de massa fina, como macarrão caseiro e o pão caseiro, além de serem pobres, são absorvido pelo corpo de forma acelerada. O que faz com que o corpo acelere também a volta da fome.

Quando dissemos acima que os carboidratos são uma fonte altamente calórica, por ter 4 quilocalorias para cada grama, ela se torna “light” quando comparado a gordura, que possui 9 calorias por grama.

Outras opções de alimentos que possuem carboidratos completos são:

  • O Leite (de preferência desnatado).
  • Frutas como a banana, a pera e a maçã.
  • Iogurtes em geral.
  • Lentilhas e ervilhas.

5º Carboidratos aceleram doenças degenerativas do cérebro

Há quem diga que dietas ricas em carboidratos aceleram doenças degenerativas do cérebro. Um destes é o neurologista e nutricionista Perlmutter, que afirma que dietas ricas em carboidratos, além de engordar, são responsáveis pela aceleração de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Extremamente contestado, especialistas detonam sua teoria que, apesar de utilizar dados verídicos, alimentam conclusões distorcidas, como na citação a seguir:

“A especialista Julie Miller Jones, ouvida pelo site, afirma que o neurologista usa dados reais, como a relação entre diabetes e doenças neurológicas, para chegar a conclusões errôneas.”

Sendo assim, tome cuidado com a manipulação de informações, tenha critério na hora de escolher as dietas mais adequadas para a sua rotina.

Conclusão

Não há dieta que resolva a preguiça. Se você não tem força de vontade para reeducar sua alimentação, gastar seu tempo com isso é inútil. Procure alguma atividade física que lhe de prazer em praticar, pois se academias podem ser assustadoras, esportes são divertidos.

Respondendo a pergunta inicial do artigo, carboidratos fazem bem ou mal ao nosso corpo, a resposta é simples:

  • Carboidratos que fazem mal: Os de rápida absorção, como o pão francês, macarrão caseiro, bolos, bolachas.
  • Carboidratos que fazem bem: Os de lenta absorção, como os produtos integrais, cereais e grãos em geral.

Por fim...

... Conseguimos solucionar todas as suas dúvidas sobre se carboidratos fazem bem ou mal para nosso corpo? Tem mais alguma dúvida a qual podemos te ajudar?

Será um prazer solucioná-la e trocar experiências contigo!

Se gostou deste artigo, acompanhe nosso canal www.athosquimica.com.br.